terça-feira, 22 de março de 2011

O blog Oficina da Educação comemora seu primeiro mês com 1500 acessos


                                                       

Hoje o nosso blog “Oficina da Educação” completa um mês e é com muita alegria que vejo nas estatísticas que ele já teve 1500 acessos!!!!! Obrigada a todos os leitores e seguidores do Blog.
Confesso que nesse primeiro mês tive muitas ideias, mas faltou-me tempo para compartilhá-las com os leitores do blog. Não é fácil dividir o tempo da escola, da família, cachorras, casa e lazer com mais essa atividade de blogueira.
Como o blog está sempre em construção, continuo pedindo ajuda aos leitores com críticas, sugestões e comentários. Esse "feedback" é importante para que eu possa aprimorá-lo.
Também reafirmo a idéia de divulgar os artigos  escritos pelos leitores. Enviem-me!
Hoje aproveitei para fazer uma avaliação desse mês. Iniciei o blog com a intenção de compartilhar ideias sobre educação, além disso também era intenção divulgar noticias e novidades na área e creio que deixei a desejar, pois o que mais fiz foi divulgar notícias e artigos de sites ligados à educação e não textos para aprofundar a reflexão. Consegui divulgar duas  entrevistas completas, que aliás considero de fundamental importância a leitura, a do  professor Julio Groppa Aquino e a do professor Dermeval Saviani, concluída hoje.
Nas dicas de leitura tenho buscado livros que tenham como objetivo principal a formação de um profissional politizado, consciente do papel da educação como mecanismo de mudança ou da manutenção do status quo. Por isso, por enquanto, os livros indicados tem esse viés histórico e político. Fugi, propositadamente, dos textos ditos "pedagógicos" como os que tratam das questões da avaliação, interdisciplinaridade, projetos etc. Não que eu considere esses textos menos importantes, são importantíssimos, mas são amplamente divulgados nos sites do MEC, das Secretarias da Educação, bem como nos cursos de formação e de Pedagogia. Por isso, fiz a opção por outra linha de leitura, talvez seja devido a minha formação (História).
E embora a ideia inicial do blog fosse tratar assuntos de interesse aos profissionais da educação, senti a necessidade de postar artigos para os alunos de Ensino Médio, sobretudo aos formandos. Para eles criei o marcador "vestibular"' onde serão postados artigos referentes às escolhas profissionais, dicas de estudo, orientações para vestibular, enfim, assuntos relacionados a essa fase de tantas incertezas nos nossos jovens. Espero ajudá-los.
Para o próximo mês, pretendo divulgar mais entrevistas, dicas de leituras e artigos interessantes para reflexão. Também quero compartilhar com vocês as novidades que vou vivenciar na área da educação: hoje estou entregando um projeto de coordenação pedagógica em minha escola (a maior do litoral norte de SP) e se o mesmo for aprovado, será um grande desafio, e, além disso, vou iniciar uma nova graduação, Pedagogia. Quantas novidades!
Enfim, muitas expectativas pela frente!
Muito obrigada a todos os que contribuíram com artigos para o blog (Olivia Borges, prof. José Ronaldo, Sérgio Dalaneze, prof.ª Maria do Socorro), a todos que comentaram artigos, a todos os seguidores e, principalmente a todos os leitores do blog.

Mirtes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário