sexta-feira, 4 de março de 2011

Lista de Livros Fuvest e Comvest 2012

Atenção Vestibulandos!
Leiam as obras e não os "resumos" das mesmas.

Fuvest e Unicamp mantêm lista 2011 de livros obrigatórios para vestibular 2012

Da redação
São Paulo
Uol Educação

A Fuvest e a Comvest, que organizam os vestibulares da USP e da Unicamp, vão manter a lista de livros obrigatórios para os vestibulares com ingresso em 2012. A lista está vigente desde 2010 - ao manter um ciclo de três anos, a intenção é dar tempo ao estudante do ensino médio para que ele se prepare.
Segundo o manual do candidato do vestibular passado, o vestibulando deve demonstrar "conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar os textos com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos e com seus contexto histórico e cultural."
Fonte: http://vestibular.uol.com.br/ultimas-noticias/2011/02/02/fuvest-e-unicamp-mantem-lista-2011-de-livros-obrigatorios-para-vestibular-2012-confira.jhtm

Um comentário:

  1. Bom, então, o mundo gira, roda, e a efemeridade de Heráclito só não se faz presente nessa “mardita” lista de livros de vestibular! Toda ano a mesma coisa. Sem desmerecer Capitu ou Iracema, a literatura se constrói (e se construiu) a partir de moldes que vão além delas. A literatura portuguesa e brasileira conta com autores fabulosos, mas cuja “lista” ou omite, ou os torna chatos. Machado de Assis é um deles, escreveu coisas deliciosas de serem lidas, que retratam o contexto histórico e o movimento literário do momento, e, creiam, não é só “Dom Casmurrro”. Como falar de literatura portuguesa e não mencionar Fernando Pessoa, me pergunto. Como, então falar de literatura brasileira sem falar de Guimarães Rosa – e isso é forte, ele trouxe mudanças sim, e concretas, no lidar com a linguagem – ou Clarice, que dispensa comentários? E por que excluir influências novas? Continua uma lista de livros para alunos que seguem uma apostila, não para alunos que foram apresentados à literatura.
    Meus pêsames a todos, por mais esse ano.

    ResponderExcluir