domingo, 6 de março de 2011

Diferença das graduações ligadas a computação

Conheça as diferenças das graduações ligadas a computação




 




Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra



Você gosta mesmo é de computador e é trabalhando com ele que quer fazer carreira. Na hora de decidir o curso, porém, existem diversas opções: Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, entre outras. Mas quais as diferenças entre cada uma delas?
A Engenharia da Computação é um curso abrangente, em que o aluno tem noções de todas as outras áreas dentro da engenharia (como mecânica e civil) durante os primeiros anos. Paulo Cugnasca, coordenador da faculdade de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da USP, explica que, depois, o estudante aprofunda o campo da elétrica e da eletrônica e aí parte para a computação. Por isso, o curso costuma ter cinco anos, devido à amplitude de temas.
Enquanto a Engenharia da Computação foca mais o desenvolvimento e a implantação de chips e processadores, a Ciência da Computação se concentra nos algoritmos e suas aplicações e na geração e implantação de softwares, com forte embasamento em cálculo. É uma área que se aprofunda nos modelos matemáticos para complementar a área computacional, diz Cugnasca.
O doutor em Ciência da Computação pela UFMG Gilberto Miranda conta que o profissional dessa área é mais cientificista, com tendência a pensar no futuro. Em vez de se preocupar em aprender o sistema mais moderno de gestão de banco de dados, ele está focado em projetar a próxima geração de sistemas, diz.
A faculdade costuma durar 4 anos e profissionais da área podem trabalhar em diversos segmentos, como no desenvolvimento de softwares. Porém, por ser ensinado a pensar em demandas futuras, o bom bacharel em Ciência da Computação pode inventar o seu emprego. Ele fica atento e preocupado em responder o que os outros ainda não sabem que precisam, e aí pode abrir a sua própria empresa, afirma Miranda.
A faculdade de Sistemas de Informação, por sua vez, busca um perfil mais gerencial e tecnológico. O curso vem da antiga faculdade de Análise de Sistemas, mais focada no projeto de softwares. O aluno de Sistemas de Informação, ao contrário do de Ciência da Computação, recebe aulas de gestão, engenharia financeira e administração. Ele aprende como gerir empresas tecnologias já existentes, como explorar 100% do potencial do que está disponível hoje em dia¿, diz.
Dessa maneira, ele pode atuar tanto no que se refere a softwares quanto em atividades mais corporativas. O estudante dessa área não tem, ao contrário do de Ciência da Computação, conteúdos aprofundados de matemática e teorias da computabilidade. O pessoal de Sistemas de Informação quer usar a tecnologia de maneira a aumentar a produtividade e reduzir custos para a empresa¿, completa Miranda.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular/noticias/0,,OI4966665-EI12889,00-Conheca+as+diferencas+das+graduacoes+ligadas+a+computacao.html

6 comentários:

  1. Estava em dúvida entre ciência da computação e engenharia da computação, mas com o tempo, percebi que tenho maior afinidade com softwares do que com hardware, e levo jeito para programação, então, vou prestar ciência da computação mesmo... Meu medo é só a matemática, que ouvi dizer que tem muuuiiitaaa...

    Mas, dependendo do andamento das coisas, talvez eu faça as duas =D

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Greg...
    Muito bom você já saber os caminhos que quer seguir. Agora é só manter o foco nos seus objetivos e conquistá-los!!!
    Abraços,
    Mirtes.

    ResponderExcluir
  3. Greg cuidado....

    Sou formado em Ciência da Computação e gostei muito do meu curso. Mas procure saber o significado da palavra computar. Computação (principalmente o Bacharelado em Ciências de Computação, vulgo BCC) é matemática. Não que você só irá ver isso, mas pelo menos por uns dois anos vai ter muita matemática :).

    Digo isso não pra desencorajar ninguém, como disse eu gostei muito do meu curso, mas vi muita gente que gosta de mexer em computador e por isso escolhe fazer computação sem olhar antes o que vai ter no curso.

    Ai quando chegam as aulas de cálculo vem a famosa frase, 'mas eu faço computação e não matemática...'.

    Recomendo você olhar a grade das matérias que o curso oferece pra você entender melhor o que o curso oferece (http://valeu.ae/r).

    Ah, e só um detalhe Engenharia de Computação não é hardware e BCC é software.

    Engenharia de Computação é um curso que fica entre BCC e Engenharia Elétrica. Logo eles tem mais matérias ligadas a circuitos digitais, mas em BCC você tem aulas relacionadas a hardware e muitas linhas de pesquisa na área.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Só pra complementar o comentário gigante...

    Quando eu digo que o curso é matemática, quero dizer que terá muito cálculo, muita matéria da matemática, assim como todas as engenharias (talvez exceto a ambiental).

    Acho que seria mais útil eu passar o link onde você consegue ver a diferença entre as matérias dos cursos, e não só as matérias do BCC, então segue as matérias cursadas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - USP São Carlos - http://www.icmc.usp.br/~grad/listadisciplinas.html

    É legal ver outros lugares também, já vi grade de BCC completamente diferente dessa que eu passei.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Bruno, muio obrigada pelas dicas. Eu também vou acessar o link que você passou e ver se dá para eu postar alguma dica aqui no blog. Se vc tiver mais sugestões é só enviar. Ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Poxa, valeu pelas dicas Bruno...
    Vi os links que você passou, e realmente, tive maior afinidade com ciência da computação mesmo, que envolve algoritmos, ló reparei que o curso envolve até robótica, e eu gosto dessa área também...

    Realmente é muita matemática, mas isso só será problema se eu a tratar como tal =).

    ResponderExcluir