quinta-feira, 16 de maio de 2013

Prova do Mérito 2013 (Professores do Estado de São Paulo)

Olá colegas, saiu publicado no DOE a abertura das inscrições e o edital sobre a prova de promoção, a famosa "prova do mérito". Muitos colegas que receberam o aumento de 25% em 2010 estavam na esperança de fazer a prova nesse ano , mas como eu havia previsto isso não será possível, vejam no edital que essa prova é para quem está na Faixa I ser promovido para II, nós que tivemos o aumento de 25% somos faixa III (verifique seu holerith) e, portanto, ainda vai demorar um pouquinho para termos direito a fazer a prova.
Boa sorte para os que farão a prova!
Mirtes




Processo de Promoção/2013 – Edital de abertura de Pré-Inscrição para Prova
D.O.E. - 15/05/2013 – PAG.90 – SEÇÃO I
Comunicado

Processo de Promoção – 2013


Edital de Abertura de Pré-Inscrição para Prova.

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado da Educação, nos termos da Lei Complementar estadual nº 1.097, de 27 de outubro de 2009, alterada pela Lei Complementar estadual nº 1.143, de 11 de julho de 2011, regulamentada pelo Decreto estadual nº 55.217, de 21 de dezembro de 2009, torna público a abertura de pré inscrição para prova - Processo de Promoção, dos integrantes do Quadro do Magistério.

I – DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAR DA PROVA E CONCORRER
À PROMOÇÃO DA FAIXA I PARA FAIXA II

1. A participação da prova, considerando como data base o dia 30/06/2013, está condicionada ao atendimento dos requisitos a seguir relacionados:
1.1. Encontrar-se em efetivo exercício na data base;
1.2 Ser titular de cargo efetivo ou servidor abrigado pelo § 2º, do artigo 2º, da LC nº 1.010/2007, em um dos seguintes cargos:
a) Professor Educação Básica I;
b) Professor Educação Básica II;
c) Professor II;
d) Diretor de Escola;
e) Supervisor de Ensino;
f) Assistente de Diretor de Escola.
1.3 Ter cumprido o interstício mínimo de 4 (quatro) anos (1.460 dias), por período contínuo ou não no exercício do cargo/função;
1.4. Estar classificado numa mesma unidade de ensino ou administrativa há pelo menos 1.168 (um mil, cento e sessenta e oito) dias, nos termos do artigo 6º, do Decreto nº 55.217/2009;
1.5. Computar, observado o artigo 8º, do Decreto nº 55.217/2009, o mínimo de 2.304 (dois mil, trezentos e quatro) pontos de assiduidade.

II – DA PRÉ-INSCRIÇÃO

1. A pré-inscrição ocorrerá no período de 20/05/2013 a 07/06/2013, iniciando-se às 9h do dia 20 de maio de 2013 e encerrando-se às 18h do dia 07 de junho de 2013, horário de Brasília.
2. Serão utilizados para pré-inscrição os dados constantes no Sistema de Cadastro Funcional da Secretaria da Educação.
2.1. A apuração dos requisitos necessários à pré-inscrição será obtida no Cadastro Funcional e de Frequência, estando o candidato isento de apresentação de qualquer documento.
3. O candidato deverá inscrever-se através do endereço eletrônico http://drhunet.edunet.sp.gov.br/PortalNet/, acessar o item “Promoção”, confirmar os dados constantes da Ficha de Pré-Inscrição on-line, conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:
3.1. O candidato digitará o login e senha, e obterá o Formulário Personalizado contendo dados pessoais, devendo preencher os dados relativos à opção pelo campo de atuação/disciplina em que deseja realizar a prova.
4. O candidato poderá se inscrever para participação na prova, conforme segue:
4.1. Para o campo de atuação Classe;
4.1.1. O docente titular de cargo da disciplina Educação fará a prova do campo de atuação Classe.
4.2. Para o campo de atuação Aulas, nas disciplinas de:
Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Alemão, Espanhol,
Francês, Italiano e Japonês.
4.3. Para o campo de atuação Educação Especial, na respectiva área de deficiência – Auditiva, Física, Intelectual e Visual.
4.4. Para o campo de atuação Suporte Pedagógico: Diretor de Escola e Supervisor de Ensino.
4.4.1. O Assistente Diretor de Escola fará a prova de Diretor de Escola.
5. O candidato que acumula cargo, em campo de atuação diverso, desde que atenda todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade, poderá concorrer ao Processo de Promoção, separadamente, em cada situação funcional.
6. O candidato que acumula cargo, no mesmo campo de atuação, no caso de Professor Educação Básica II, desde que atenda todas as exigências da legislação para cada cargo ou função atividade, poderá concorrer ao Processo de Promoção conforme segue:
6.1. Titular de 2 (dois) cargos de mesma disciplina realizará uma única prova;
6.2. Titular de 2 (dois) cargos de disciplina diversa realizará uma única prova, devendo optar por uma das disciplinas.
7. O candidato que acumula cargo, no mesmo campo de atuação, poderá concorrer ao Processo de Promoção realizando a prova somente na disciplina do cargo que atenda todos os requisitos previstos.
8. A Secretaria de Estado da Educação não se responsabiliza por solicitação de pré-inscrição não recebida por motivos de inconsistência de dados, de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
9. O descumprimento das instruções para pré-inscrição implicará a não efetivação da mesma.
10. O candidato que deixar de realizar a prova, não será classificado e, consequentemente, não será promovido.

III - PRÉ-INSCRIÇÃO DO CANDIDATO COM DEFICIÊNCIA

1. Ao candidato com deficiência, que pretenda fazer uso das prerrogativas facultadas na Lei Complementar estadual nº 932/2002 e do disposto no Decreto federal nº 3.298/99, é assegurado o direito de participar no presente Processo de Promoção no período previsto no item 1, do inciso II, do presente Edital, desde que conste no protocolo de pré-inscrição – via Internet,
que o candidato tenha declarado que se encontre nessa condição, especificando o tipo e o grau da deficiência.
1.1. As informações relativas serão obtidas do cadastro Funcional, desde que devidamente atualizado pela unidade de classificação.
2. O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.
3. O candidato com deficiência que não realizar a pré inscrição conforme instruções contidas neste Edital, não poderá impetrar recurso em favor de sua condição.

IV - DA PROVA

1. As provas serão realizadas no mês de julho e as datas, locais e horários serão confirmados em Edital de Convocação.
2. O Processo de Promoção constará de prova que versará sobre os perfis de competências e habilidades requeridos para integrantes do Quadro do Magistério da rede estadual, de acordo com a bibliografia estabelecida na Resolução SE 70, de 26-10-2010 e na Resolução SE 13, de 3–3-2011.
3. A prova será constituída de duas partes, sendo:
3.1. Primeira Parte Objetiva, composta por 60 questões de múltipla escolha (5 alternativas), sobre formação específica por campo de atuação, avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, e 3.2. Segunda Parte Dissertativa, composta de 1(uma) questão, sobre formação pedagógica por campo de atuação, avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos.
3.2.1. a Segunda parte da prova (dissertativa) será corrigida para todos os candidatos.
4. A prova por campo de atuação versará sobre:
4.1. Docentes: conteúdos curriculares das respectivas disciplinas, práticas didáticas e conhecimentos pedagógicos:
4.1.1. Professor Educação Básica I: campo de atuação classe, séries iniciais do Ensino Fundamental;
4.1.2. Professor Educação Básica II: campo de atuação aulas das Séries Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Psicologia e Educação Especial
(deficiências Auditiva, Física, Intelectual e Visual).
4.1.3. Professor II – campo de atuação aulas das disciplinas das séries finais de Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Inglês, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas, História e Geografia;
4.2. Diretor de Escola e Supervisor de Ensino: temas da moderna gestão escolar e práticas da administração e supervisão educacionais.
4.3. Assistente Diretor de Escola: as práticas didáticas e conhecimentos pedagógicos dos conteúdos curriculares, e os temas da moderna gestão escolar e práticas da administração.
5. As notas das provas objetiva e dissertativa serão somadas, obtendo-se a média aritmética, que será considerada como nota do candidato no processo;
6. Será considerado como aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.
7. As ocorrências não previstas neste Edital, os casos omissos e em caso de dúvidas serão resolvidas por esta Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos.

193 comentários:

  1. Ola Mirtes,varios servidores da região de Piracicaba vao impetrar mandado de segurança contra o ato do Coordenador da Coordenadoria de Recursos Humanos, autoridade que elaborou o edital da prova de mérito de 2013, pois tal edital fere a lei que criou o programa de valorização de merito restringindo servidores que estejam em outra faixa de prestar a prova.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Vocês leram a lei 1143 / 2011 que trata da evoluçåo e reenquadramento do QM? Houve mudanças na lei que criou o "mérito" depois de pressåo da APEOESP para que todos os professores que passasem na prova tivessem aumento e nåo só os os 20% melhores colocados. O governo atendeu, mas alterou as regras, desde o ano passado o aumento é só de 10,5% e não mais 25%, foram criadas novas faixas e mudaram os interstícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho importante dar uma olhada nessa lei complementar e ver os anexos onde mudaram os interstícios antes de entrar com o mandado.
      Qualquer coisa me mantenha informada e se quiser publicar alguma coisa no blog e só enviar para meu email que publico. Ok?
      Abrços
      Mirtes

      Excluir
    2. Sim, temos conhecimento da lei 1143/2011 - mas essa lei regulamenta a reclassificação e o reenquadramento funcional por conveniencia do Estado, e nao trata do programa de valorização do mérito em si. Veja que todos os integrantes do magisterio foram contemplados com a edição da lei 1143/2011, indistintamente, ou seja, ainda que nao tenham prestado a prova de mérito. Assim, temos que a ediçao da lei 1143 nao pode inibir o direito dos integrantes do magisterio a prestar a prova pois na hipotese do Estado anualmente "resolver" reclassificar os vencimento, os servidores seráo impedidos de prestar a prova por não atenderem o intersticio de 03 anos.
      Dessa forma, aqueles que prestaram a prova em 2010 e foram aprovados, como a promoção se deu no D.O de março de 2010, entendemos cabivel sim um mandado de segurança para assegura-los a fazer a prova novamente.

      Excluir
    3. Estou indignada! Tenho que fazer a inscrição e escrever que não quero fazer a prova pq a ultima que fiz, precisei ficar internada. Tive AVC em Agosto de 2012 e mesmo tendo como nota 9.3, não recebi nenhum aumento salarial. Continuo de licença e sendo obrigada a fazer a inscrição. Se pudesse voltar aos meu 17 anos escolheria outra profissão. Está, só acabou com a minha saúde e a minha dignidade profissional. Ainda sou obrigada a pagar um plano de saúde que não atende as minhas necessidade (IAMSPE). ALÉM DE PROBLEMA NAS CORDAS VOCAIS, CIRURGIA POR TER ROMPIMENTO TOTAL EM 2 LUGARES NO OMBRO E DEPRESSÃO. Sou bipolar e falando a verdade,m prefiro morrer do que voltar a lecionar. Se o médico me liberar eu dou um tiro nele!!

      Excluir
    4. É colega, vejo que você está muito abalada com toda essa situação narrada por você. Infelizmente muitos colegas estão em situação parecida com a sua. Desejo melhores na sua saúde física e mental.

      Excluir
  3. Por favor... estou perplexa!!! Quer dizer que quem passou na prova do mérito de 2010 não poderá prestar nova prova em 2013???? Qual é o novo interstício??
    Agradeço qualquer esclarecimento!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, de acordo com edital da prova de mérito de 2013, aqueles que prestaram a prova em 2010 e foram aprovados, ou seja, mudaram de faixa, não poderao prestar a prova este ano pois o edital contempla apenas a promoçao da faixa I para a faixa II, excluindo todos os demais

      Excluir
    2. Pessoal, dè uma olhada na LC 1143 ou mesmo no Edital, que está no início desta página. O interstício agora é de 4 anos. Quem prestou em 2010, som em 2014 poderá prestar novamente.

      Excluir
  4. Olá Fernanda, vai ser uma briga boa. Eu também fui aprovada em 2010, mas não estava contando em fazer a prova nesse ano devido a esse "reenquadramento" da lei 1143.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo que está em dúvida sobre o novo interstício. A lei complementar 1143/2011 criou novas faixas salariais (eram 5, e agora são 8) e estabeleceu novos interstícios, veja:

    Altera o artigo 22 da Lei Complementar 836 de 30 de dezembro de 1997, e alterações posteriores:

    Para fins da Evolução Funcional prevista no artigo anterior, deverão ser cumpridos interstícios mínimos, computado sempre o tempo de efetivo exercício do profissional do magistério no Nível em que estiver enquadrado, na seguinte conformidade:
    I - para as classes de Professor Educação Básica I e Professor Educação Básica II:
    a) do Nível I para o Nível II - 4 (quatro) anos;
    b) do Nível II para o Nível III - 4 (quatro) anos;
    c) do Nível III para o Nível IV - 5 (cinco) anos;
    d) do Nível IV para o Nível V - 5 (cinco) anos;
    e) do Nível V para o Nível VI - 4 (quatro) anos;
    f) do Nível VI para o Nível VII - 4 (quatro) anos;
    g) do Nível VII para o Nível VIII - 4 (quatro) anos;
    II - para as classes de Suporte Pedagógico:
    a) do Nível I para o Nível II - 4 (quatro) anos;
    b) do Nível II para o Nível III - 5 (cinco) anos;
    c) do Nível III para o Nível IV - 6 (seis) anos;
    d) do Nível IV para o Nível V - 6 (seis) anos;
    e) do Nível V para o Nível VI - 5 (cinco) anos;
    f) do Nível VI para o Nível VII - 5 (cinco) anos;
    g) do Nível VII para o Nível VIII - 4 (quatro) anos.” (NR);

    Ainda nesse mesma lei, altera a 1097/2009:

    II - da Lei Complementar nº 1.097, de 27 de outubro de 2009:

    a) o artigo 4º:
    “Artigo 4º - A promoção, de que trata esta lei complementar, será processada anualmente, produzindo seus efeitos a partir de 1º de julho do ano a que a mesma corresponder.

    Parágrafo único - Poderá concorrer o servidor que no dia 30 de junho do ano a que corresponder a promoção:

    1 - esteja em efetivo exercício;
    2 - tenha cumprido o interstício de que trata o §1º do artigo 2º desta lei complementar;
    3 - comprove atender aos requisitos de que trata o artigo 3º desta lei complementar.” (NR);


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK! Obrigada!! Em outras palavras... quem está na faixa III só poderá prestar a prova do mérito em 2015?? :(
      Obrigada,
      Angela.

      Excluir
    2. OLá,

      Veja essa postagem:

      http://oficinaeducacional.blogspot.com.br/2013/05/prova-do-merito-de-2013-deixa-de-fora.html

      abraços

      Excluir
    3. Olá! Gostaria de ter informações sobre a prova de mérito, pois sou professora da rede estadual categoria F, mas não consigo me inscrever para a prova.Tenho pedogogia e acho que é isso que acaba atrapalhando, trabalho em uma escola de tempo integral nas oficinas, fiquei como PBII e não tem opção na inscrição.Tenho tempo de serviço e todos os requisitos mas na hora que entre dá CPF invalido.

      Excluir
    4. Olá, não é o fato de vc ter Pedagogia que está te impedindo de fazer a prova.
      Confira passo a passo, cada um dos pré-requiitos para fazer a prova, às vezes é por um pequeno detalhe que somos impedidos. Leia os itens 1.1 ao 1.5 do edital. Se vc tem certeza que cumpre com os requisitos, entre em contato urgente com o CGRH.
      Boa sorte!

      Excluir
    5. Por favor, uma informação, quando será realizada a prova do mérito 2013?

      Excluir
    6. Olá Anônimo, a prova será no 01/09.

      Excluir
    7. Como posso ficar sabendo o local da prova ?

      Excluir
    8. No site da vunesp, "concursos em andamento" , "secretaria da educação- promoção", no alto da página aparece "editais" e "local das provas" ...

      Excluir
  6. Boa tarde, pessoal
    a Lei 1.143/2011 é uma lei que trata de varios assuntos (tais como absorção da GAM, extinção da GG) e entre eles trata da alteração do artigo 4 da lei 1097/2009, alterando apenas a data base de 31 de março para 30 de junho - NAO ALTERA O INTERSTICIO DA PROVA DE MÉRITO, que continua sendo de 04 anos para quem estiver na faixa I e de 03 anos para quem estiver nas faixas subsequentes.
    Vejam que o mencionado artigo 22 da lei complementar 836 trata de evoluçao funcional pela via não-acadêmica,e nao por mérito. São coisas distintas.
    Os demais artigos da lei 1097/09 não foram alterados. Portanto não se enganem, mais uma vez o Estado esta inibindo os integrantes do magisterio a poderem almejar uma evolução salarial.
    Assim que eu tiver mais noticias, eu envio para vcs.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone Ribeiro
      Colega,

      Agradeço muito por suas informações!! Sou professora na cidade de Arujá e nem mesmo a subsede de Guarulhos sabia da publicação do edital! No capital, o telefone nem atende... é impressionante. Estou revoltadíssima. Sou associada ha mais de 10 anos e quando preciso ter informações, nada. Como vocês farão para entrar com o mandado de segurança?
      Abraços

      Excluir
  7. Obrigada Fernanda!!
    Se vc quiser publicar alguma coisa aqui no blog, mande para meu email que publico, ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. oi....para fazer a prova do mérito tem que estar em todos os critérios ou em pelo menos 1? Quando entro no GDAE não tem o campo promoção? o que fazer?

    ResponderExcluir
  9. Eliane,
    Tem que contemplar todos os requisitos e não apenas um. Tem que comtemplar os itens 1.3 , 1.4 , e 1.5 do edital.
    Muito estranho nåo aparecer o campo promoçåo no GDAE, pois deveria aparecer e se caso você não contemplar os requisitos, aparece como "indeferida" sua inscrição.
    No seu caso, eu entraria em contato com o DRHU para ver o que acontece.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Eliane, por curiosidade tentei entrar no GDAE para fazer minha inscrição. Aparece a opção "promoção por mérito" , cliquei nela e abre nova página e depois entrei em cadastro, automaticamente ele deu a mensagem "CPF não está apto a fazer a prova" ...nem deixa fazer o cadastro.

    ResponderExcluir
  11. Olá , eu fiz a prova de mérito em 2010 ,fui aprovada e estou esperando para fazer a nova inscrição pois o que prevalecia até então era 3 anos de interstício. gente o que aconteceu , a regra mudou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe essa postagem aqui no blog:

      http://oficinaeducacional.blogspot.com.br/2013/05/prova-do-merito-de-2013-deixa-de-fora.html

      abraços

      Excluir
  12. Gente,entendo que o interstício para mudança de nível não tem a ver com a mudança de faixa, são coisas distintas, ou não? Continuo em dúvida, porque a prova de mérito muda faixa e não o nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone

      É isso mesmo. Para mudança de faixa. Bem observado!

      Excluir
    2. É isso mesmo.
      Uma colega entrou em contato com o CGRH questionando isso. A resposta deles foi que a lei 1143/11, ao criar novas FAIXAS e novos Níveis, reclassificou os aprovados em 2010 para faixa III e não II como foi logo após a promoção. E o interstício de 3 anos passa a contar a partir dessa "reclassificação". Isso significa, a prática, que os aprovados em 2010 poderão fazer a prova em 2014.

      Fiz uma postagem aqui no blog para explicar isso, "Prova do Mérito de 2013 deixa de fora os aprovados em 2010".

      Excluir
  13. Pessoal, li a 1.143/11 e não consegui ver mudanças no interstício das faixas (a que se refere a promoção por mérito). O que ela mudou ao meu ver, são os interstícios dos níveis. Será que estou enganada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo.
      Uma colega entrou em contato com o CGRH questionando isso. A resposta deles foi que a lei 1143/11, ao criar novas FAIXAS e novos Níveis, reclassificou os aprovados em 2010 para faixa III e não II como foi logo após a promoção. E o interstício de 3 anos passa a contar a partir dessa "reclassificação". Isso significa, a prática, que os aprovados em 2010 poderão fazer a prova em 2014.

      Fiz uma postagem aqui no blog para explicar isso, "Prova do Mérito de 2013 deixa de fora os aprovados em 2010".

      Excluir
  14. Olá!!!!

    Como fico sabendo a que faixa perteço????
    Tem um campo e nele está escrito: 003/A , será que é essa faixa?????

    Sempre tive uma dúvida, prestei em 2010, e passei, será que os 25% não deveria constar no nosso hollerit????

    ResponderExcluir
  15. Anônimo, esse é o mesmo entendimento de um grupo de professores de Piracicaba que vai entrar com mandado de segurança contra esse edital. Leia os comentários da colega Fernanda aí em cima. Ela diz exatamente isso, que a lei muda o insterstício para evolução pela via não acadêmica e não para a promoção por mérito.

    ResponderExcluir
  16. Paulino Sá, você é Faixa 3 e nível 1 (3/a). Significa que vc teve o aumento por mérito em 2010 . O nível 1 (a) significa que vc ainda nåo teve nenhuma evolução funcional pela via acadêmica ou não acadêmica.
    Veja seus holeriths de 2010 e compare o valor do seu salário base e veja que num determinado mês (não me lembro qual) vc passou a receber aproximadamente 25% a mais . Se vc não tivesse recebendo esse valor a sua faixa seria I e seu salário base seria idêntico de um professor em início de carreira.

    ResponderExcluir
  17. Colegas, vejam a resposta do CGRH para uma colega que questionou o fato dos aprovados de 2010 não poderem fazer a prova:

    "Em cada processo de Promoção, o servidor poderá avançar apenas uma faixa. Para concorrer à Promoção para faixa subsequente haverá um interstício de no mínimo 3 anos. Com a publicação da LC 1.143/2011, houve um enquadramento sobre o resultado da promoção por mérito. Assim, os servidores que estão na faixa III somente em 2014 completará os 3 anos de interstício para nova prova".

    Eles estão considerando a partir da LC de 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colegas,

      Alguém poderia esclarecer "enquadramento sobre o resultado da promoção por mérito"? Não se trata de duas formas distintas: a mudança de faixa e de nível?
      Agradeço pelo espaço!!
      Abraço,

      Excluir
    2. Simone, sim faixa e nível são coisas distintas.
      Faixa é para a promoção, no caso o mérito muda a faixa. Nível é para evolução funcional pela via acadêmica/não acadêmica.
      Realmente essa lei fala dos interstícios para a mudança de nível e não de faixa, portanto prevalece para a prova do Mérito os 3 anos de interstícios.

      Porém, após a aprovação dessa lei (1143/11) houve uma reclassificação das faixas, os aprovados em 2010 ao receberem o aumento foram para faixa II, mas com a reclassificação em 2011, foram para faixa III (olhem seus holeriths).
      A SEE vê isso como uma promoção e passa a contar daí um novo interstício, ou seja, em 2014 os aprovados em 2010 poderão fazer a prova.

      Simone, "enquadramento sobre o resultado da promoção por mérito" é isso! Com essa lei, ao criarem novas faixas (eram 5, agora são 8) reclassificaram nossas faixas.

      Excluir
    3. Obrigada, Mirtes. Então precisamos aguardar mesmo para fazer essa prova em 2014.
      Abraço e parabéns pelo blog!

      Excluir
  18. Mirtes, obrigado pela informação, realmente antes de escrever vi que estou na faixa 3 (A), mas não sabia que isso era o fator determinante dos 25%, vivendo e aprendendo.
    Parabéns pelo blog!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Como e em que site posso fazer a inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse o sIte do GDAE . www.gdae.sp.gov.br.
      Procure no canto esquerdo onde está escrito "promoção por mérito" , acesse e entre com seus dados.
      Boa sorte

      Excluir
  20. Olá, Mirtes! Descobri este blog somente agora e parabéns pelo mesmo.
    Fiz a prova em 2010 e sou faixa 3/C e descobri através do blog que não posso me inscrever este ano e o interessante é que quando acesso o sistema gdae nem sequer aparece a opção prova mérito para que eu me inscreva e apareça a informação que não posso fazer a prova.
    Estranho, né?, Bem de qualquer forma é uma pena que tenhamos que ficar correndo atrás de prova aqui, prova lá, para conseguirmos um pouquinho mais de salário.

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Fiz uma postagem sobre isso aqui no blog:
    "Prova do Mérito de 2013 deixa de fora os aprovados em 2010"
    Dá uma olhada lá e veja o que está acontecendo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. E o professor Coordenado Pedagógico, que tipo de prova fará? A de diretor ou a de professor? Obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega coordenadora,

      Acredito que o coordenador fará a prova de professor, pois a lei fala em cargo e sabemos que coordenador não é cargo. O coordenador tem o cargo de professor e assume a função de coordenador.
      Nos editais de 2010, 2011 e 2012 eles falavam em "cargos em extinção" de assistente de diretor e de coordenador. Acho que eram os remanescentes que tinham dos antigos cargos (antigamente eram cargos e não função). Creio que nesse ano já não tenha nenhum profissional nessa situação (foram extintos!!!).
      Mas, acho prudente você entrar em contato com o CGRH e se informar melhor (mande email). E por favor, quando eles te responderem conte aqui no blog, afinal acho que tem mais colegas com essa dúvida.
      ok?
      Abraços

      Excluir
    2. Boa noite. Sou coordenadora e vou fazer a prova de Língua Portuguesa.

      Excluir
  23. Estou no 2º ano do período probatório,não posso fazer a prova,estou correta ? Mirtes , adorei encontrar seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não poderá fazer. Só pode fazer a prova o professor que atender os itens 1.3 , 1.4. e 1.5 do edital.
      Infelizmente terá que esperar mais um pouco.
      Abraços

      Excluir
    2. Ah.. Os titens 1.1 e 1.2 também!

      Excluir
  24. Boa Noite !
    Gostaria de saber se poderei usar a minha nota de 2010 ( 6.8 ), neste ano..., pois , no ano de 2010, não fui classificada nos 20% dos aprovados.
    Agradeço
    Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, pelo que está escrito no edital, você NÃO poderá usar a nota. Porém as regras mudaram, agora todos os que tiverem nota. Igual ou superior a 6 serão aprovados e receberão aumento. Não existe mais a cota de só os
      20% melhores colocados.
      Mas, vc não prestou em 2011 ou 2012? Porque?

      Excluir
  25. Oi pessoal, tenho uma dúvida... estou na mesma escola desde a ano 2011 e sou categoria F... poderei fazer prova?
    Desde já agradeço.
    Sônia

    PS Por gentileza enviem-me a resposta por email...soregincar@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sônia, categoia F pode fazer a prova, desde que atenda todos os requisitos do edital (1.1 ao 1.5).
      Vá no site no GDAE e faça sua pré-inscrição, se por um acaso vc não puder fazer a prova sua inscrição é indeferida. Não há problema algum em fazer isso. Assim vc já tira essa dúvida e se garante.
      Boa Sorte!

      Excluir
  26. QUANDO ABRO A PÁGINA DO GDAE NÃO APRECE O LINK A ESQUERDA DA PROMOÇÃO POR MÉRITO O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aparece o item "Promoção" num dos 5 campos ? (consulta dados cadastrais/atribuições de aula/remoçào/ etc) .
      Nunca vi isso.
      Entre em contato urgente com o Recursos Humanos.

      Excluir
  27. Cinco campos? aparecem muitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar o passo a passo. Vamos ver se dá certo:

      Entre no site www.gdae.sp.gov.br
      No lado esquerdo do site, procure em"serviços" o link para "Promoção do QM", entre nele. Irá solicitar seu login e senha , depois que vc digitar seu login e senha, abre uma página com alguns itens (no meu abrem 5) sendo um deles "Promoção".
      Vc está fazendo isso?

      Excluir
  28. quando clico no gdae não abre para eu colocar meu email

    ResponderExcluir
  29. Qunado clico aparece a mensagem:Prezado usuário, email de seu Cadastro Funcional não foi preenchido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, para fazer a inscrição do gdae, ele não pede para digitar email. Veja o passo a passo que passei para a colega aí de cima.
      Se vc esqueceu sua senha, aí a conversa é outra, pois eles mandam nova senha para o email cadastrado no sistema. Nesse caso, vc deve entrar com requerimento na secretaria de sua escola com urgência, solicitando que a secretária ou gerente altere seu cadastro no gdae (elas tem acesso a alterações em dados cadastrais no gdae) e solicite que incluam seu email. É um procedimento que elas podem fazer na hora.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Querida Mirtes, obrigada pela atenção!!!!O meu problema eu resolvi, pois na minha Diretoria não tinha no PAEC o meu email no meu cadastro funcional!!!Bjs

      Excluir
    3. Eliane,
      Que bom que jé está resolvido.
      Boa sorte na prova! Estou na torcida.
      bj

      Excluir
  30. Olá atuo numa mesma escola desde 2009 e nunca fiz esta prova de mérito. Consegui fazer minha pré inscrição, porém no GDAE aparece no meu cadastro a palavra INDEFINIDO na frente de todos os termos: Requisito Data Base, Requisito Interstício, Requisito Assiduidade e Requisito Permanência. O que isso significa? Corro o risco de minha inscrição ser indeferida por causa disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que sua pré inscrição já foi indeferida. Você é categoria F? Teve aula atribuída durante todo esse tempo? Estava com aula atribuída em 30 de junho de 2009, 2010, 2011, 2012?
      Tirou licenças grandes? São uma série de fatores que interferem. Vc acha que cumpriu todos os requisitos dos itens 1.1 ao 1.5 do edital?
      Bom, se vc acha que tem direito, que cumpriu tudo, entre em contato com o CGRH e veja o que respondem.
      Boa sorte!

      Excluir
  31. Boa noite,
    Sou readaptada. Posso fazer a prova? No meu GDAE não aparece o item promoção.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia ,

      Se você cumpriu com os requisitos 1.1 ao 1.5 do edital, poderá fazer a prova mesmo estando readaptada.
      Você acessou corretamente o gdae?
      Entre no site www.gdae.sp.gov.br , no canto esquerdo do site em "serviços" procure o link para "Promoçåo do QM" , entre e digite seu login e senha, somente depois disso vai aparecer o item "promoção" , entre e depois vá em cadastro e inscrições.
      Espero ter ajudado.
      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Mirtes,
      Boa tarde.
      Obrigada pela ajuda.
      Acho que ainda não posso fazer a prova.
      Fiquei 03 anos de licença e voltei readaptada em outubro/2012.
      É bom termos professores iguais a você, pois na minha escola não fomos lembrados sobre a inscrição.
      Falarei com o RH da minha diretoria, em Santos.
      Bom domingo!

      Excluir
    3. gostaria de saber como fica minha situaçao .passei na primeira prova mais nao fui classificada entre os 20% da classificaçao. o que devo fazer? mande no meu email;rochasuely@7gmail.c0m

      Excluir
  32. Oi, seu blog é muito bom! Esse é meu terceiro ano na rede, então imaginei que eu pudesse fazer a prova, já que, no ano que vem, pra quando a prova é válida, eu já terei os cerca de 1.100 dias na mesma unidade escolar. Mas fiquei em dúvida por causa do interstício de 4 anos que é exigido no edital. Mesmo não tendo feito nenhuma prova de mérito ainda eu tenho que cumprir esse interstício? Procurei o item promoção no GDAE pra preencher a pré inscrição mas não encontrei, pelo jeito ainda não tenho direito né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, obrigada pelos elogios ao blog.
      Você ainda nåo pode fazer a prova. Essa prova é válida para este ano (2013) e não para o ano que vem (quem te informou isso está equivocado). Veja que no edital, antes dos requisitos, ele fala em "considerando a data-base de 30 de junho de 2013", isso significa que o professor tem que cumprir todos os requiistos até essa data. Ok?
      Em 2014 será a mesma coisa. Faça as contas para ver se até 30 de junho de 2014 você cumprirá todos os requisitos, se cumprir em 2014 poderá fazer a prova.

      Qualquer dúvida, estou à disposição.
      Abraço

      Excluir
  33. Desculpe-me, mas não encontro a opção 'PROMOÇÃO' .A opção só aparece para quem se enquadra nos requesitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro,
      Nåo sei o que pode estar acontecendo de errado. Eu não posso fazer a prova esse ano, mas aparece o item "promoção" para mim, só depois que entro em cadastro e inscrições é que ele dá a mensagem "CPF não autorizado a fazer a prova".
      Tente entrar no gdae pelo link que eu coloquei aqui no blog. É um link direto para inscrição.
      No canto esquerdo do blog há uma lista de Links úteis, procure "Promoção por mérito - inscriçøes" e veja se dá certo.
      Me informe , ok?

      Excluir
  34. COMO POSSO ENCONTRAR O CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA A PROVA POR MÉRITO ???????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Aqui no blog, no canto esquerdo há uma lista de links úteis, procure o link para "Bibliografia para concursos da Secretaria d Educaçåo SP" , lá tem a bibliografia que SEE adota para todos seus concursos (é uma bibliografia única), incluindo a prova do mérito.
      Tem de todas as discilinas e tambem a "parte pedagógica" que lá aparece como "Comum a todas as áreas"
      Boa Sorte!

      Excluir
  35. Mirtes onde posso encontrar as provas dos anoas anteriores, se poder me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Infelizmente também não sei. Já procurei nos sites na Vunesp e Fundação Carlos Chagas , que fizeram as provas anteriores, e não encontrei.
      Se vc encontrar, me avise ok?

      Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  36. Bom dia
    Estou com uma duvida, licença premio será considerado como dia efetivo, a minha termina dia 01/07?
    Cumpri todos os outros requisitos, vou ficar de fora?

    ResponderExcluir
  37. Olá colega,

    Pela experiência de provas dos anos passados, creio que vc ficará de fora. Mas, tente fazer a pré-inscrição, se não puder fazer a prova sua inscrição será indeferida. Nã adianta "sofrer" antes da hora.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo blog.Tirei muitas dúvidas com as postagens e respostas de vários colegas.
    grata
    Nilza

    ResponderExcluir
  39. Por favor: me explique, por favor... fiz a prova de mérito em 2010, consegui passar. Também tenho uma evolução acadêmica por mestrado. E tenho três quinquênios: no meu hollerit consta 3/D. Quando tive a minha evolução acadêmica, o secretário me disse que ia pro nível IV. Depois houve a mudança nas faixas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poió,

      3/D significa que vc é faixa III, todos os que passaram e receberam o aumento do mérito de 2010 são faixa III, se vc passar na prova em 2013 será faixa IV. Bom, é o D, o que significa? O D é o que estabelece em que nîvel vc está, a evolução de nível só é possîvel pela via acadêmica (mestrado/doutorado) ou não acadêmica (outros cursos, aprovação em concursos, publicações etc). Vc é nível 4 (D) como sua secretária disse. Entendeu?
      Há duas maneiras de evolução: a de faixa , que vc evolui com a prova do mérito e a evolução de nîvel, que vc evolui pela via acadêmica/não acadêmica. Nos dois casos a evolução mâxima se dá até a faixa 8 e nível 8 (H).
      Espero ter esclarecido. Qualquer dúvida é só perguntar, ok?
      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Mirtes...
      Você disse acima que a evolução máxima se dá até a faixa 8 e nível 8 ...isto já foi aprovado ???Pois até algum tempo atrás fui informada que a mudança aconteceria mas ainda não havia sido aprovado, que ainda parava no nível 5???
      Obrigada
      Munah

      Excluir
    3. Olá Munah,

      Sim já foi aprovado. Está na lei complementar 1143 de 2011. Procure no google e leia a lei toda, ela esclarece bastante nossas dúvidas. Nela está definda as 8 faixas e os 8 níveis. Há também os anexos da lei que valem ser lidos também.

      Abraços

      Excluir
  40. Não encontro a opção promoção no gdae. Alguém da faixa III já conseguiu fazer a pré-inscrição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, alguns colegas relataram que após digitar o login e senha não estava aparecendo o item "promoçåo". A soluçåo encontrada é a seguinte: quando abrir a página de login e senha, vá em "obter acesso ao sistema" , siga as instruções e depois volte ao início e digite login e senha.
      As pessoas que fizeram isso relataram que deu certo.
      Procure usar o internet explorer, poiso Mozilla e o Google Chrome estão dando mais problemas.

      Eu sou faixa III e fiz hoje, sem problema.
      Boa sorte

      Excluir
    2. Obrigada, Mirtes Castro! Deu certo!

      Excluir
  41. Obrigada. Consegui fazer a minha inscrição também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vcs conseguiram! Agora é só agaurdar...

      Boa sorte !

      Excluir
  42. Olá
    Já consegui me inscrever.
    Agora vamos aproveitar e estudar um pouco.
    boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia, alguém sabe me dizer qual será a porcentagem pra quem conseguir a evolução da faixa III para a faixa IV?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Desde a aprovação da lei 1143/2011, o aumento da prova do mérito, em qualquer faixa é de 10,5%.

      Boa sorte!

      Excluir
  44. Mirtes, Bom Dia!
    Parabéns pelo blog. Excelente iniciativa!!!Tenho uma dúvida... uma não várias...Por favor me esclareça: vou prestar a prova de mérito 2013.. passei em 2010 e abriu inscrição para nós somente agora. Pergunto : A data base mudará ou continua valendo 30/06 pois a prova será somente em setembro. Pergunto isso pois pretendo me afastar com licença-saúde em agosto e setembro...Outra pergunta: Para fazer a prova precisa estar em efetivo exercício ,ou seja, posso estar em licença-saúde e fazer a prova?
    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colaga,

      Vou lhe responder pelo que temos até o presente momento, pois a SEE pode mudar as regras a qualquer momento.
      Bom, a data base continua sendo 30/06 , isso está na lei e no edital e até agora não mudou. Se sua inscrição for deferida , poderá fazer a prova mesmo estando afastada no dia da mesma.
      Sobre a data da prova: vc leu em algum lugar que a prova será em Setembro, ou isso é só um palpite? Pois a lei complementar 1143/11 estabelece que a prova será realizada em julho (em todos os anos será assim). Porém , com a reabertura das inscrições para os aprovados em 2010 até dia 10/07, tem muita gente apostando que não dará tempo da prova ser em julho e que deverá ficar para agosto ou setembro, mas até agora não há nada oficial sobre a data da prova.
      Boa sorte!

      Abraços

      Excluir
  45. Mirtes... saudações
    Quando será realizada a prova de mérito 2013?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Até agora ainda não temos uma data oficial para a prova. Todos os anos essa prova deve ser realizada na segunda quinzena de julho (lei 1143/11) , mas nessa edição de 2013 pode ter alteração devido a reabertura das pre-inscrições até o dia 10/07. Muita gente acredita que não dará tempo da SEE convocar para a prova ainda em julho. Mas, por enquanto não há uma data definida para a prova.

      Temos que aguardar.
      Abračos

      Excluir
  46. Olá Mirtes, primeiramente Parabéns pelo blog ele tem sido bastante útil!

    Tenho uma dúvida: tentei fazer a pré-inscrição, mas o item promoção não aparece quando faço o login, estou na faixa 3 e nível D. Está prova não para mudança de faixa. Atendo a todos os critérios, visto que sou efetiva, permaneço há 13 anos na mesma UE e não tenho faltas, salvo que tirei uma licença premio recentemente de 15 dias e fui nomeada vice-diretora. Isso pode ser impedimento? Pode me ajudar?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,

      Isso tem acontecido com vários colegas e a solução é simples: vá no gdae e na página onde solicita login e senha, entre em "obter acesso ao sistema" , siga as instruções, marque o item promoção e confirme. Feito isso, volte à página que solicita login e senha e agora sim entre no sistema e verá que o item promoção vai aparecer. Vá em cadastro e inscrições. Quando vc confirmar sua inscrição verá que alguns itens apararecem como "indefinido", fique tranquila, isso está aparecendo para todos.
      Esse problema de acesso não está relacionado á sua licença ou à função de vice direçåo. Vários colegas tiveram o mesmo problema e seguiram essas dicas que te passei e deu certo.
      Ok?
      Boa sorte e um abraço.

      Excluir
  47. Mirtes!!

    Obrigada!! Deu certinho!!!

    Mais uma fez, parabenizo-a pela iniciativa!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna,
      que bom que deu certo! Ufa!
      Agora é só esperar...
      Abraços

      Excluir
  48. Boa tarde Mirtes,

    Obrigada por sua resposta rápida.Sobre a prova ser em setembro ,como mencionei, li no site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no tópico Confira o passo a passo para a realização da pré-inscrição para a prova de mérito. Diz assim"A prova está prevista para os meses de agosto e setembro deste ano". Você sabe se a nota que preciso tirar agora (passei em 2010)vai ser 6 ? Ouvi falar que é nota 8 para quem já é faixa 3!!!!Ouvi falar...rsrsrs não li não..!!!
    Repito : o seu blog é excelente!! Muitas perguntas feitas aqui por outros colegas nos esclarecem também.Parabéns,Mirtes!
    Um abraço
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olâ Marcia,

      Eu não tinha visto sobre a data da prova. Bom saber. Obrigada.
      Sobre a nota da prova, veja minha ultima postagem no blog, postei a ultima retificação do edital, mudou os pontos de assiduidade e a nota mínima para os faixa III que era de 8 passou a ser 7.

      Abraços,

      Excluir
  49. Boa noite, Mirtes

    Por favor... me dá uma luz!!!!Assinei meu pedido de aposentadoria e este já deve ir para o SPPREV ainda em julho.Vou prestar a prova de mérito ( em agosto ou setembro)O resultado só deve sair em novembro... né? Posso já estar aposentada nessa data. E aí? Como fica? Então devo solicitar o cancelamento de meu pedido de aposentadoria???!!!Não posso requerer ao SPPREV o aumento se eu passar?Estou atônita... não sei o que fazer... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Não sei a resposta a essa questão. Posso estar falando bobagem, mas vou falar o que penso e o que eu faria no seu lugar: faça a prova em julho, pois anda não estará aposentada. Acredito que mesmo o resultado da prova sendo em outubro/novembro você terá direito de recebê-lo, pois o edital é claro que vc deve estar em efetivo exercício durante a inscrição. Caso a SEE não lhe garanta esse direito entre com mandado de segurança (creio que cabe o conceito jurídico de "direito adquirido)
      Para vc ficar mais tranquila e menos ansiosa sobre essa questão consulte o depto. Jurídico da apeoesp.
      Boa sorte!
      Abraços

      Excluir
  50. Mas, qual é o link para a inscrição e até quando posso fazê-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol,

      As inscriçōes são feitas pelo GDAE. Aqui no blog tem um link direto , vá na lista de links úteis no canto esquerdo do blog, procure "Prova de Mérito - inscrições" .
      O prazo é dia 10 de julho.
      Boa sorte!

      Excluir
  51. Eu acho um absurdo um professor para receber um aumento salarial ser submetido à um provas em , em julho precisamos descansar, pois o caos da educação é dentro da sala de aula que recai tudo em sala de aula , portanto fere a Constituição termos que estudar para conquistarmos um salário digno, em se tratando de estudar para um cargo superior como supervisor, dirigente e outros nada mais justo, essa prova cria uma hostilidade entre os professores, para quem por qualquer motivo não consegue atingir a média no meu caso já enfrentei problemas como morte de alguém de dentro de casa, doença grave, que nem me passava estudar diante de problemas tão sérios, mas me sentia profundamente arrasada quando saia o resultado minha auto estima ficava muito baixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É colega, vc tem razão. Infelizmente essa política de meritocracia está cada vez mais forte no sistema capitalista.
      Porém esse sistema não fere a Constituiçào (pode ser IMORAL, mas não é ILEGAL), pois o aumento do dissídio é dado a toda categoria, independente de prova , no caso neste ano será de 8%. E o mérito entra na tal "méritocracia" , na qual somente aqueles "mais preparados" e que cumpram com certos requisitos podem receber.
      Há casos de professores e atè mesmo supervisores com excesso de faltas devido a graves doenças (tratamento de câncer, por exemplo) , ou que ficaram adidos e foram removidos ex-oficio e estão impedidos de fazer a prova por não cumprirem os requisitos.
      Mas, como disse acima, a prova do mérito pode ser IMORAL, mas não é ILEGAL.
      Boa sorte nesse ano!

      Excluir
  52. Olá Mirtes, excelente esse seu blog, parabéns! você sabe algo sobre a bibliografia para esta prova? É a mesma de 2010 ou há algo novo? Um abraço, obrigada, Rosana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      É a mesma bibliografia de 2010. Tem um link aqui no blog para acessá-la.
      No dia 13 de junho tem uma postagem aqui no blog com a retificaçào no "perfil profissional" .
      Boa sorte

      Excluir
  53. Olá, Mirtes, quando gerei uma nova senha, pede-se alguns dados, como CPF, RG, tel e título. Quando digito meus telefones, aparece escrito "telefone inválido"na frente de cada número de telefone que digitei e, assim, não consigo finalizar a pré-inscrição. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, tente fazer deixando sem teleone. Se vc não conseguir, ligue na sua UE e solicite que a secretária ou gerente faça as alterações nos seus dados (elas tem acesso para mudança de dados cadastrais. Isso pode ser feito na hora, é super simples. Se não der certo ligue para o 0800 da SEE. Lembre-se que o prazo termina hoje.
      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Ana, prorrogado até dia 11/07...

      Excluir
  54. Não consigo efetuar a inscrição pq dá a mensagem de telefones inválidos....é pra acabar!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Tente deixar em branco o número do fone. Para alguns professores isso deu certo.
      Boa sorte.

      Excluir
  55. Olá , MIRTES, gostaria de saber o local, que farei a prva do merito de faixa 1 para a faixa 2. Meu nome é Maria Regina Gonçalves Talarico,moro em S. carlos,S.P..Meu email é reginatalarico@ig.com.br.Obrigado.

    ResponderExcluir
  56. por gentileza fiz pre inscrição n 00000254591,para sistema de promoção qm/2013 e não sei quando será a prova, aguardo por favor um retorno meu nome é Lilian Aparecida Ramos, professora de Arte, na escola Castelo Branco em Limeira, Diretoria de Ensino da Região de Limeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian,

      a prova será entre o final de agosto e início de setembro (informação do site da SEE). Mas, ainda não há nada oficial. Ainda temos que confirmar nossa inscrição, ou seja, depois do dia 26 de julho temos que ir no site GDAE e consultar se nossa Pré-inscrição foi deferida ou indeferida, pois a SEE ainda vai confirmar se os professores que fizeram a pré-inscrição cumprem com todos os pré-requisitos previstos no edital (o fato de ter feito a pré-inscrição não é garantia que fará a prova).
      Depois temos que aguardar o edital com a data e local das provas. Consulte sempre o site da SEE ou esse blog, pois assim que a SEE divulgar qualquer notícia sobre a prova do mérito eu irei postar aqui no blog.

      um abraço

      Excluir
  57. Olá gostaaria de saber quando ira ser a prova e aonde faz a inscrisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olâ,

      As inscrições se encerraram em 10 de julho...
      Prova prevista para agosto ou setembro, nada oficial ainda.

      Excluir
  58. Olá Essa nossa secretaria da educaçao é um negocio mesmo. No edital de incriçao esta escrito que a prova seria realizada ainda no mes de julho. Até agora nao saiu nada..... Nem confirmação de inscrição saiu no gdae... Eta nóissssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,
      Houve alteração em todo o processo da prova porque a SEE teve que acatar liminar da justiça e autorizar os aprovados de 2010 a fazerem essa prova de 2013 , o que no primeiro edital não era permitido.
      Houve retificações no edital, abriram novas inscrições até 10 de julho. Por isso a priva tevebque ser adiada, será entre agosto e setembro.
      A partir do dia 26/07 é necessário entrar no gdae e confirmar se sua pré inscriçåo foi deferida ou não.
      Boa sorte

      Excluir
  59. Olá! Gostaria de saber se poderei fazer a prova, pois estou de licença saúde a qual teve início 02.07.13 e término em 30.08.13. Meu Deus!!! Só faltava essa, pois entrei com pedido de readaptação desde maio/2012 e até agora... nada! Acabei com minha saúde dando aula e suportando tantas injustiças com nossa profissão!!!Tem uma resposta para mim? Conheci hj seu blog e gostei muito, parabéns! Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mara,

      Vc fez a pré inscrição? Não esqueça de confirmar sua inscrição no gdae a partir de 26 de julho. Sinceramente não sei responder sua queståo, acredito que se sua inscrição estiver ok poderá fazer a prova mesmo estando de licença, afinal é um concurso e no edital não fal nada de "no dia da prova o professor tem que estar em exercîcio", é um PALPITE meu, mas tem lógica , não é? A SEE tem que obedecer o edital, se o edital nãp diz nada é porque pode.
      Bom, de qualquer forma, entre em contato com o 0800 da SEE e confirme.
      Boa sorte!

      Abraços

      Excluir
  60. Bom dia! Mirtes,
    Fiz a prova em 2010, sou professora faixa 3 nível D, fiz a inscrição em 2013 estou aguardando dia 26/7 para confirmar, estou para assinar minha liquidação de tempo, é necessário aguardar o resultado para entrar com aposentadoria? Sobre a evolução Funcional via não academica, a vigência da minha última evolução é 28/8/2009, em agosto/2013 completa 4 anos; posso fazer o pedido da evolução tenho saldo de 29 pontos?
    Parabéns e muita sorte!
    grata,
    Rosângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela,

      Não sei te responder essas questões. Acredito que vc poderá fazer a prova, mesmo tendo assinado a liquidação, já que o edital fala em "estar em efetivo exercício na data-base (30/06)" e não no dia da prova, mas isso é só um palpite meu, acho prudente consultar a própria SEE pelo fale conosco. Sobre a evolução não acadêmica, vale tentar apresentar os documentos antes de assinar a liquidação.
      Boa sorte e boa aposentadoria (eu ainda tenho alguns anos pela frente!)

      Abraços

      Excluir
  61. Maria Isabel B. Oliveira26 de julho de 2013 às 10:26

    Muito bom esse blog! Obrigada por existir e dar assistência à classe profissional mais "perdida" do planeta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  62. Bom dia Mirtes:Você pode me esclarecer por que o governo mudou as regras do aumento por mérito?Agora não teremos mais reajuste de 25%e sim 10% , é isso? Por que? Grata. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      O governo mudou as regras porque a Apeoesp "brigou" para que as regras mudassem. Antes as regras eram: 25% de aumento para os 20% melhores colocados , assim boa parte dos aprovados não recebiam aumento (não ficavam entre os 20% melhores colocados). Na regra atual (exigida pelo nosso sindicato), TODOS os aprovados recebem aumento, mas o governo alegou que o percentual do aumento teria que ser menor (para contemplar todos). Por isso só os 10,5% ....
      Abraços

      Excluir
    2. essa mudança de regra foi publicada em DOE?? Será alida para o ano de 2014??
      Grata

      Parabens pela iniciativa

      Excluir
  63. Bom dia, gostaria de saber quantos anos são 1168 dias pois meu marido sempre fez pré inscrição e nunca pode participar dessa famosa e INJUSTA prova de PROMOÇÃO . A categoria F, segundo a SEE tem a mesma condição de um professor efetivo o que não é verdade, meu marido tem 13 anos de magistério e não consegue a participação agora esta tudo certo o que impede é o requisito permanência gostaria de saber o por que.Agradeço desde já e aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega, cada dia trabalhado corresponde a 1 ponto, mas um mês inteiro de aula, sem nenhuma falta corresponde a 60 pontos (30 para cada dia, mais30 pontos de bônus por não ter nenhuma falta).
      Mas o que vc relatou "requisito permanência" nào é sobre os pontos de assiduidade e sim que o professor tem que estar há 4 anos na mesma escola (essa é a dificuldade dos ofas, pois dificilmente conseguem aulas na mesma escola por tanto tempo).

      Excluir
  64. OLÁ, MIRTES NÃO ESTOU CONSEGUINDO VER SE FOI DEFERIDA OU NÃOa inscrição JULIANA SANT''ANA CAMPOS ,prof.leo20@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, hoje muitos professores estão com essa dificuldade. Pode ser pelo grande número de acessos. Eu também não consegui ainda.
      Abraços

      Excluir
  65. Acumulo 2 cargos no Estado. Ano passado fiz a prova e somente me deram evolução em 1 cargo, mesmo constando em ambos cargos todos os requisitos ok. Somente hoje ao onsultar no GDAE percebi esse erro da SEE. Como faço para reclamar disso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Everton,

      Ligue no 0800 da SEE.
      Se eles não te responderem, procure o jurídico da Apeoesp.

      Abraços

      Excluir
  66. Oi, Mirtes.Antentem, 26/07/13, acessei o Gdae e vi qua a minha inscrição foi aceita, pois em todos os itens, inicialmente, indefinidos, apareciam "sim! Estou em uma escola há 1,5 ano e meio e estive em licença saúde por um tempo prolongado. A pergunta é: se eu fizer a prova e for aprovado terei mesmo o direito ao reajuste de 10,5%?. em 20110 fiz a prova e mesmo tendo nota 8,0 n não contemplei o reajuste de 25%? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol do amanhã,

      As regras em 2010 eram diferentes, pois apenas os 20% melhores classificados recebiam aumento de 25%, entào muitos professores mesmo tendo "passado" na prova (tiraram nota igual ou até mesmo maior que a solicitada no edital) não receberam o aumento por não ter ficado entre os 20% melhores colocados. Na regra atual, TODOS os aprovados receberão aumento, porém o percentual será de
      apenas 10,5%.

      Excluir
    2. Da uma olhada novamente no GDAE, pois, muitas pessoas que sairam sim no protocolo, hoje está indeferido na assiduidade!

      Excluir
  67. eu fiz a inscrição entro no gdae e não sai se eu vou fazer a prova como fico sabendo. obrigada jocelly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jocelly,

      Vários professores estão relatando esse problema. Eu tambèm não conseguia visualizar a minha. Consegui quando desativei os "POP-UPS" do site (aparece no canto superior direito da tela -internet explorer). Primeiro entre no gdae, em meritocracia ou promoção por mérito, desative os pup-ups, vá em visualizar o protocolo.
      Para mim funcionou. Tente.
      Boa sorte

      Excluir
  68. OLá, Parabéns pelo blog e pela iniciativa.

    Assim que saiu a data da confirmação da inscrição entrei no gdae e estava tudo ok. Tudo sim, e o aviso de que deveria verificar no dia 16/08 (hoje) a data e local da prova.Salvei o protocolo. Hoje no site da Vunesp, tentei entrar com meu CPF e apareceu candidato não encontrado, resolvo ir ate o gdae e para minha surpresa consta como indeferido por não contemplar a Lc, no quesito assiduidade. A surpresa é por não avisarem que houve mudanças no protocolo, indeferindo a já deferida e tb por ser justo em assiduidade. Fiz as contas e consegui mais de 1800 pontos e acabei de assinar meu pedido de licença premio por não ter faltas. Sabe se ainda há como recorrer? Se sim, onde e como? Mesmo que não consiga fazer esta prova com data tão proxima (01/09) acho por direito saber por que não deu a pontuação, como foi calculado? Não acha? Liguei na Vunesp e a moça informou que segunda feira ira sair uma nova remessa de nomes no site, mas só dos que foram deferidos. O que acha que eu deva ou possa fazer. Me sinto injustiçada.

    Abraço.

    Cida Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cida,

      Fiquei chocada com o seu relato. Se vc guardou o protocolo deve recorrer sim, mas não sei qual é o caminho para isso. No seu lugar, eu ligaria para todos os departamentos possíveis (GDAE, CGRH, Ouvidoria) , também procuraria orientação na Apeoesp. Creio que dá tempo de fazer essa prova , mas vc tem que agir logo. Sinto muito pelo seu transtorno.

      Um abraço e boa sorte nessa luta.

      Excluir
  69. Olá Mirtes, grata pelas informações. Acaso vc teria as apostilas da apeoesp pedagógica/ específica de inglês para me enviar por email???
    "aurilhana@gmail.com" Na correria q vivemos fica difícil esudar para a prova que seria meu último aumento salarial!!! Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Não tenho a apostila, mas é simples baixar. Procure no google "resenha concurso Apeoesp" , isso vai te levar para o site da apeoesp no local onde tem as publicações, entre elas todas as apostilas para baixar em PDF.
      Bons estudos e boa prova!

      Excluir
  70. A mesma coisa aconteceu comigo, a pontuação esta ok, porem, quando imprimi meu protocolo para a prova estava tudo sim, ok, mas agora está dando o problema de assiduidade que pelo que percebi é comum a muitas pessoas. Não dá pra entender o que eles fazem, mudam a pontuação durante o processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger,

      Hoje recebi um email do GDAE explicando que houve um "erro" no sistema e que houve nova contagem dos ponos de assiduidade e por isso vário professoes que a princípio estavam tudo "sim" , fram agora indeferidos no quesito "assiduidade".
      Aff...

      Excluir
  71. qual foi a data base deste ano ........obrigado

    ResponderExcluir
  72. Srs. eu estou com a inscrição e o local da prova em mãos, porém minha aposentadoria foi publicada em DO em Julho 2013, ainda tenho direito de fazer a prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Creio que se vc está com a inscrição deferida para fazer a prova, vc deva fazê-la e tentar garantir mais 10% no salário. Não sei de nenhum caso como o seu, de estar convocado para a prova mas com aposentadoria publicada. No meu entendimento vc pode fazer a prova, mas se vc quiser ter certeza entre em contato com o DRHU.
      Um abraço e boa sorte !

      Excluir
  73. Ola Mirtes,

    Gostaria de saber se sabe onde posso conseguir a prova do ano passado para dar uma olhada nas questoes, para estar mais preparada para a prova desse ano. Queria dar uma olhada na prova de quimica..
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Veja minha última postagem aqui no blog (17 de agosto) . Coloquei um link para provas anteriores. Tem de química.
      Boa sorte.
      Um abraço

      Excluir
    2. Oi Mirtes,
      Muito obrigada!!!
      Bjoss

      Excluir
  74. Ola...
    Não poderei fazer a prova de merito porque eles alegam que o quesito assuidade não corresponde ao solicitado. É possivel 3 dias de licença e duas 60 dias de licença premio neste período serem fatores determinantes?

    ResponderExcluir
  75. Ainda da tempo para impetrar mandato de segurança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadir,

      Creio que agora não dá mais tempo. Mas, vc poderia consultar o jurídico da Apeoesp para ter uma resposta mais precisa.
      Há uma tabela para contagem dos pontos, cada dia trabalhado equivale a 1 ponto, um mês sem nenhuma falta ganha 30 pontos de bônus, ou seja dá um total de 60 pontos. Vc deve pegar suas FICHAS 100 e fazer as contas.
      Um abraço

      Excluir
  76. Mirtes, gostaria de saber qual é a totalidade desses pontos e se a contagem válida é somente do ano anterior ao concurso.

    Obrigada.

    Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose,

      Da faixa 3 para 4, são 1728 pontos de assiduidade. A contagem é da data base da úlltima promoção (no caso, 30/06/ 2010) até 30 de junho de 2013.

      Excluir
  77. Gostaria de saber porque não aproveitaram a nota 6 de 2010, uma vez que houve mudanças e quem estava no nível 2 passou para o nível 3 devida mudanças de 25% para 10,5%, o correto era passar do nível 1 para o 2, quem teve nota 6. Não é correto jogar a avaliação de 2010 no "lixo", pois a nota, do GDAE de 2010, não está lá, é licito desprezar essa prova, visto que sempre a promoção de 1 para 2 a nota é 6? Alguém pode esclarecer essa dúvida? pois não vejo lógica nisso.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Pois é. Essa questão poderia ser discutida pela Apeoesp com a SEE quando eles acertaram as regras novas.
      A lei 1143/2011 criou novas faixas, novos níveis e novas regras, tudo em negociação com as entidades de classe.
      Procure o departamento jurídico da Apeoesp para ver se essa questão colocada por você cabe liminar na justica.
      Um abraço

      Excluir
    2. Muito obrigada pela informação.

      Excluir
  78. Olá Mirtes, tudo bem?
    Você sabe qual a previsão para sair a lista de aprovados na prova de mérito 2013?
    beijo.
    Rosângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela,

      Também não achei nenhuma informação sobre isso. Se vc achar qualquer coisa, me avise ok?
      Se sair alguma norícia sobre isso, posto aqui no blog.
      Bj

      Excluir
  79. Eu acho um absurdo a lei 1.143 ser promulgada sem o artigo que favorecia ao professor fazer jus a nota maior, independente da sua opção de fazer provas subsequentes, pois eu consegui tirar nota maior que 6.0 e devido cortarem este artigo que fazia parte da lei anterior a 1.097 eu não fui promovido isso é absurdo. A APEOESP fez alguma coisa? E uma forma de promover o menor numero de servidores possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joseph,

      A apeoesp e outras entidades concordaram com isso, pois a partir da 1143, todos os professores que tirarem a nota mínima vão receber o aumento e não apenas os 20% melhores classificados.
      Abraços

      Excluir
    2. Mirtes desculpe o desabafo! Foi bom "blogar" com você, este blog veio a calhar. precisava desabafar. Mas cá entre nós, o nível de dificuldade aumentou muito nestas ultimas provas do mérito! Concordo que o governo com essa atitude, quer diminuir o número de aprovados, minha amiga disse que na bibliografia havia textos datados de 1959.
      Aliás, essa prova nem deveria existir. o único intuito do governo é falar para população que esta fazendo sua parte dando aumento para os professores.

      Excluir
    3. Joseph,

      Não precisa se desculpar. Quando criei esse blog minha ideia era justamente para que nós pudéssemos nos ajudar.
      Bom, quanto a prova vejo que o principal problema está na dissertativa, pois a correção é subjetiva e está no edital que não cabe recurso. Temos colegas que na prova do ano passado tiraram 9 na objetiva e 2 na dissertativa, o que mostra que há incoerência, pois um professor que consegue tirar uma nota tão boa numa prova difícil é sinal que leu os autores da bibliografia, que entende das leis, etc e esse mesmo professor não consegue produzir um bom texto.
      A "peneira" que a SEE faz está aí. E ainda dão um "golpe de mestre" pois para propaganda política irá constar que que o professor pode melhorar seu salário, que há 8 faixas de evolução, que basta a pessoa se preparar etc.

      E o pior é que nossa categoria não se enxerga como categoria, como unidade.E por consequência Não temos um sindicato combativo.

      Um abraço!

      Excluir
  80. Mirtes, tudo bem? Alguma noticia sobre a lista dos aprovados?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edna,
      Ainda nenhuma novidade. Ninguém sabe e a SEE nào dá notícias.
      E nós ficamos nessa ansiedade.
      Assim que tiver novidades eu posto aqui no blog. Ok?

      Abraços

      Excluir
  81. Olá Mirtes, tudo bem?

    Também não tenho notícias da lista de aprovados, acredito que saia na próxima semana. Apenas intuição e já se passaram 40 dias. Deve estar estourando... boa sorte a todos!
    beijo.
    Rosângela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela,

      Vc viu que foram anuladas 4 questões da parte pedagógica?
      Questões 2, 11, 15 e 16.
      Foi publicado nessa semana, por isso também acho que está para sair o resultado.
      Bj

      Excluir
  82. Olá, Mirtes, tudo bem? Já vi o resultado da prova. Tirei nota 06, somando a objetiva e a dissertativa, mas não estou na lista dos promovidos. No edital diz que para ser promovido, da faixa 1 para a 2, o candidato deveria ter a nota igual ou superior a 6. Estou sem saber o que fazer e sem entender o que aconteceu. Você sabe algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nete,

      Desculpe a demoa na resposta. Nunca vi nada igual ao o que vc está relatando. Vc realmente é faixa I ? Se for, há um erro grotesco da SEE, portanto é só vc entrar com recurso. Tire cópia do protocolo da Vunesp com sua nota 6, cópia do seu Holerith e entre con recurso.
      Boa sorte!

      Excluir
  83. Boa tarde. Por favor, se possível me esclareça uma dúvida. É a primeira vez que consigo promoção pela prova do mérito. Portanto estou passando para a faixa II. O aumento será só de 10,5%? Ou por ser a primeira vez será de 25%? Desde já agradeço. Clayton Boch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clayton,

      Seu aumento será deb10,5%. Em 2010 e 2011 o aumento foi de 25% por que a lei que regia a prova do mérito era outra e dizia que apenas os 20% melhores classificados é que receberiam aumento, que era de 25%. (muitos professores tiravam a nota necessária para aprovação, mas não recebiam aumento por que não ficavam entre os 20 % melhores colocados). Com a mudança na lei, TODOS os aprovados recebem aumento, mas o percentual caiu para 10,5%.

      Excluir
  84. Olá a todos
    Em 2014 qual a previsão para a realização para prova do Mérito?
    Sabendo disto a chance de nos prepararmos melhora
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alberto,

      Acredito que será logo após as férias, podendo ser incluisv durante o recesso (primeira quinzena de julho). É um palpite, mas dá para irse preparando desde já.

      Até mais,

      Excluir
  85. Olá...
    Sou professora efetiva desde fevereiro de 2011 e passei na prova do mérito de 2010. Depois que me efetivei passei a ter muitos problemas com meu pagamento. Que faixa e nível deve constar na minha folha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,
      Antes d prova sua faixa era 1 e com a evolução da prova do mérito de 2010 foi para faixa 3 (naquela época o aumento era de 25%, portanto "pulava" a faixa 2, atualmente cada prova do mérito dá apenas 10,5% de aumento o que equivale a 1 faixa).
      A evolução de nivel vc consegue com evolução não acadêmica (cursos, congressos etc) e deve ser requerida por vc. Se vc ainda não tiver nenhuma evoluçào desse tipo você ainda está no primeiro nível, ou seja nível "a".
      Portanto vc deve ser faixa/nível 3 / a.

      Ok?

      Excluir
  86. Olá...
    Qual é o setor responsável por fazer a alteração de faixa? Secretaria da escola? Diretoria de Ensino? DRHU? Secretaria da Fazenda?
    Nenhum dos órgãos citados acima, nos 3 últimos anos, consegui encontrar qual o problema com meu pagamento. Consegui visualizar, graças ao seu blog. Mas preciso chegar com tudo pronto para ver se enfim consigo reaver o que é meu de direito, incorporar os 25% no salário e receber os retroativos.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo,

      A instrução para errro de pagamento é entrar com requerimento com cópias de holerith e outros comprovantes (vc ficou entre os 20% melhores colocados no mérito de 2010?) na secretaria de sua escola (Protocolar) . A escola deverá te responder em 10 dias uteis.
      Se vc não concordar com a resposta da escola, faça o mesmo procedimento na DE, depois, DRHu, Secretaria da fazenda (sempre guaradando todos os protocolos e respostas por escrito - não aceite respostas "orais") , assim, vc se munira de documentos para uma possivel ação contra o Estado no caso de ter o direito não atendido.

      Bom, fiquei na dúvida. Como vc não recebeu os 25% se foi automático? Qualquer coisa me escreva diretamente no email.
      promirtescastro@gmail.com


      Abraço

      Excluir
  87. Oi mirtes,
    Tentei fazer minha inscrição para a prova do mérito de 2014 e o sistema diz: número de CPF não é de candidato à promoção. Já acionei a secretaria da escola, que acionou a diretoria de ensino, liguei para o 0800, mandei e.mail e ninguém me responde o que pode estar acontecendo. Tenho certeza que posso fazer a prova. Fui aprovada no ano de 2010, em 2013, fui reprovada e atendo todos os requisitos. Por favor, me dê uma luz. Obrigada.l Rosângela Perez Guedesexigidos para prestar a prova.

    ResponderExcluir
  88. Rosângela,

    Nossa que situação mais estranha, hein?
    Se vc tem certeza que cumpre todos os requisitos, sugiro que solicite explicações para sua escola e sua DE, mas faça por escrito, peça protocolo. Assim , vc terá direito a uma explicação também por escrito (eles tem que te responder em 10 dias, é lei)
    Se vc mora na capital, faça isso diretamente no DRHU na SEE...
    Enquanto aguarda a resposta, procure o depto. Jurídico da Apeoesp e já se informe como entrar com mandado de segurança. Assim, quando eles te responderem e se a resposta não condizer com a realidade vc estará munida de documentos para entrar com mandado de segurança e garantir sua inscrição. Parece complicado, mas não é.

    Boa sorte nessa luta!
    Abraços

    ResponderExcluir
  89. Boa noite Mirtes!
    Gostaria de saber onde posso encontrar as resenhas da nova bibliografia para a prova de promoção de diretor/2014. Obrigada pela atenção.
    Marcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia,

      Ainda não achei um lugar específico. O que tenho feito é procurado no "google" resumo ou resenha de cada livro. Tem bastante coisa.
      Abraços
      Boa sorte

      Excluir
  90. Alguém conseguiu ver se a pré-inscrição já foi confirmada no gdae?

    ResponderExcluir
  91. Parabéns pelo seu trabalho Mirtes, esclarecendo dúvidas sobre a vida funcional de professores.

    ResponderExcluir