sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bibliografia para a Prova do Mérito 2013 (Concurso de Promoção da SEE de São Paulo)



____________________________


 Desde o ano de 2010, a secretaria da educação de São Paulo unificou os referenciais bibliográficos para todos os seus concursos (provimento de cargos, mérito etc). A maioria dos textos estão disponíveis no site do "Centro de Referência em Educação Mario Covas".
Para conhecer a bibliografia para o concurso do "Mérito" acesse esse link e consulte a bibliografia específica para sua disciplina, bem como a parte geral, comum a todas as áreas.

Bons estudos!

Mirtes 

76 comentários:

  1. Que hipocrisia SSE ou muita ingenuidade nossa que acreditamos que as leis criadas sao serias.Há 25 anos lecionando no estado,acreditava ser essa prova um boa iniciativa,mas ...

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceu colega? Relate para nós, quem sabe outros colegas estejam na mesma situação e possamos trocar informações.
    Até mais,
    Professora Mirtes

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirtes, é verídico de que quem passou na prova de 2010 não poderá prestar essa? De onde é essa fonte? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora pode, consulte o site da rede do saber, inscrições a partir de 27/06.
      abs, Rogéria

      Excluir
  4. Anônimo,
    Se vc passou e estava entre os 20% melhores colocados e, portanto, recebeu o aumento em 2010, deixou de ser faixa I e passou a ser faixa III (olhe no seu holerith) nåo poderá fazer a prova em 2013, pois ela é para promoção da faixa I para II (e vc deve ser III). O edital está aqui no blog, dá uma olhada (é a postagem que chama "Prova do Mérito 2013 (Professores do Estado de São Paulo).
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Profa. Mirtes,

    Se o professor em 2010 passou da faixa I para a faixa II e a LC 1097/2009 dispõe que o interstício para faixas subsequentes é de três anos, a S.E. deveria garantir a aplicação da prova para Promoção, tanto para os docentes faixa I quanto para os docentes que tiveram a promoção para a faixa II em 2010.
    Dispõe o artigo 2º em seu parágrafo 1º -
    § 1º - O interstício mínimo para fins de promoção de trata o "caput" deste artigo, computado sempre o tempo de efetivo exercício do servidor, é de 4 (quatro) anos na faixa inicial e de 3 (três) anos nas faixas subsequentes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, seu raciocínio está correto. Porém, com a aprovação da Lei complementar 1143/11, houve uma reclassificação das faixas e os aprovados em 2010, passaram para faixa III . A SEE está contando a partir da aprovação dessa lei, portanto somente em 2014 teremos cumprido o interstício de 3 anos. Confira no seu holerith, se vc passou em 2010, vc é faixa III e não II , e isso aconteceu em Agosto de 2011 ( a lei 1143, foi aprovada em Julho) .
      Até escrevi uma postagem aqui no blog para falar sobre isso : Prova do Mérito de 2013 deixa de fora os aprovados em 2010 . Dá uma olhada lá.
      Abraços

      Excluir
    2. Olá Mirtes... não entendi uma coisa, por que foram abertas as inscrições(pré-inscrição) para o faixa III pois ninguém pode fazer. A primeira prova foi em 2010...então tem outros professores que estão na faixa III não por prova de mérito, e que cumprem o interstício.

      Excluir
    3. Olá Nelva,

      Se vc leu os comentários do colega aí de cima, percebeu que ele questionava o edital que excluía os aprovados em 2010, posto que a lei diz que o interstício entre uma prova e outra tem que ser de três anos , nesse caso os aprovados em 2010 poderiam fazer a prova em 2013. Bom, na época respondi para ele que muitos profs estavam questionando a mesma coisa, porém a SEE estava interpretando de outra forma (veja minha resposta a ele).
      O que aconteceu? Vários professores entraram com mandado de segurança , e a justiça, interpretou a lei e deu causa ganha aos professores e a SEE teve que abrir a pré inscrição para os aprovados em 2010.
      Entendeu? A LEI é clara, o interstício entre uma prova e outra para mudança de faixa deve ser de três anos, portanto em 2013, os aprovados tem direito de fazer a prova (se cumprirem os outros requisitos).
      Veja bem, os aprovados em 2011 também são faixa III, mas não podem fazer essa prova porque ainda não deu três anos de interstício. No ano que vem esse faixa III aprovados em 2011 poderão fazer.
      Não entendi quando vc diz que ninguém pode fazer. Vários professores faixa III estão com dificuldade para fazer pré inscrição no gdae, pois não aparece o item "promoção" e acham que estão impedidos de fazer a prova. Mas não estão, isso é só um erro do sistema e fácil de resolver: na página onde deve se colocado o login e senha, ir no "obter acesso ao sistema" , marcar. Item promoção, depois voltar para login e senha e fazer a inscrição normalmente.
      Ok?

      Abraços

      Excluir
    4. Olá... quando eu disse ninguém pode fazer estava me referindo a quem passou em 2010 e estão na faixa III .
      Entendi o que vc explicou , dessa forma não tem nenhum professor da faixa III que cumpre o interstício eu fiz a minha pré inscrição sou da faixa III de 2010 e certamente ela vai ser indeferida. Não terá ninguém que irá da faixa III para IV.
      Obrigada

      Excluir
    5. Nelva,

      Por favor, ainda não entendi seu raciocínio. Por que você diz que vai ser indeferida a sua inscrição? Você viu que tem uma nova retificação no edital? É a última postagem aqui do blog. Vc diz que nenhum professor aprovado em 2010 vai cumprir o interstício, não entendi. Com a retificação do edital, mudaram os pontos de assiduidade.
      Se vc quiser me escrever para explicar seu raciocínio, pode mandar email : promirtescastro@gmail.com


      Aguardo sua resposta. Fiquei curiosa, ok?

      Abraços

      Excluir
    6. Um dos grandes problemas da nossa educação está relacionado a essa prova de mérito:
      Professores mais preocupados em fazer a prova para ter aumento do que se preocupar em tentar melhorar o ensino... ou pior... os professores que ja fizeram a prova e tiveram o aumento estão indignados pq. nao podem faze-la novamente p/ ter um novo aumento...
      Se vc. professor acha que ganha mal, procure outro emprego e deixe de ter o "Estado" como bico.

      Excluir
    7. Caro colega,acho que você entende que nós professores devemos fazer obra de caridade sem ter um salário digno. No entanto, como alguém pode melhorar o ensino se está insatisfeito com o que recebe.Aliás, se todos resolvessem fazer o que você sugere, quem daria aulas? Você como voluntário?Quanto a Prova de Mérito ,preferiria que fosse convertida para aumento a todos,mas como não será, não serei hipócrita e usarei dos meus conhecimentos para benefício próprio sim,pois sou uma profissional que se valoriza.

      Excluir
  6. obrigada pelas informações quanto a bibliografia.

    ResponderExcluir
  7. Qual instituição vai elaborar a prova de merito de 2013?
    Ano passado foi a Vunesp, na qual reprovou a maioria dos candidatos na redação.

    ResponderExcluir
  8. Olá colega,

    Não sei te dar essa resposta, mas creio que ainda será Vunesp, pois outros concursos que SEE promoveu esse ano foram todos com ela.

    ResponderExcluir
  9. Olá colega!

    Passei na prova de 2010, só que eu já era nível II quando fui para III com aprovação da prova. Fizemos a prova em janeiro, portanto em julho completará 3 anos e meio. Minha dúvida é , será que em janeiro de 2014 ao completarmos o interstício de 4 anos , uma nova lei vai nos impedir de realizar a prova EM JANEIRO prazo legal para realização desta.
    Aguardo devolutiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vamos lá:
      Desde 2011, todas as provas de promoçåo, que nós chamamos de Prova do Mérito são realizadas em julho, não há mais prova em janeiro (isso só aconteceu em 2010), portanto em 2014 será em julho.
      Olhe seus holeriths de 2010 e veja que faixa você era antes da prova. Achei muito estranho isso que vc falou , que vc já era faxa II, pois o edital da prova de 2010 deixa claro que a prova era para promoção daqueles que eram faixa I ir para II.
      O que aconteceu com todos nós que fomos aprovados em 2010, é que num primeiro momento, fomos classificados na faixa II, e em 2011, quando foi aprovada a lei 1143 fomos "reenquadrados" na faixa III, por isso somos III agora. Confira isso nos seus holeriths.
      Bom, segundo a CGRH em 2014 poderemos fazer a prova (se atendermos todos os requisitos) e aprova será em julho.
      Abraços

      Excluir
  10. e a bibliografia da pedagógica? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nane,

      Nesse link mesmo, lá tem a bibliografia específica para cada disciplina e o que eles chamam de "COMUM A TODAS AS ÁREAS" , essa aí é o que chamamos de parte pedagógica.

      Boa Sorte!

      Abraçso

      Excluir
  11. Boa tarde!
    E a data da prova do Mérito, é muito difícil publicar a data da prova?
    Sempre fica uma surpresa, uma ansiedade num período que o professor
    poderia aproveitar para um passeio.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é colega,

      todo ano a mesma coisa. Considero uma falta de respeito com o profissional. Já não basta ter que fazer a prova para receber um aumento de salário (os políticos também deveriam fazer, não é?), ainda criam uma ansiedade desnecessária.
      Bom, em 2011 a prova foi nos dias 11, 12 e 13 de julho. Em 2012 foi nos dias 25, 26 e 27 de julho.
      Acredito que nesse ano seguirá nos mesmos moldes do ano passado, pois os 15 primeiros dias de julho agora são férias. Por isso, acho que será na segunda quinzena, mas é só "achismo".
      Temos que aguardar o edital de convocação.
      Boa sorte

      Excluir
  12. Olá, sou professora nível III e perdi esse prazo de inscrição. Como essa prova não será agora, vai haver outra inscrição ou eu teria que ter feito nessa ??? E a prova só será em 2015 mesmo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prazo foi re-aberto/estendido... Verifique...

      Excluir
    2. Olá Sidnei,

      Já está postado aqui no blog desde o dia 26/06/2013 o novo edital que incluiu os faixa III aprovados em 2010. Prazo até 10/07 para pré inscrição.

      Obrigada!

      Excluir
  13. Olá, se vc é faixa III porque foi uma das aprovadas em 2010, só poderá fazer a prova em 2014. Fique atenta as datas das inscriçōes em maio de 2014 (as inscriçōes ocorrem em maio de todos os anos e as provas acontecem em julho também todos os anos).
    Em 2013 vc não poderia ter feito sua inscrição pois a prova é para promoção da faixa I para II...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite!
    Soube somente hoje sobre a inscrição para a prova de mérito, portanto não pude efetuar a mesma.
    Gostaria de saber se ainda há a possibilidade de efetuar minha inscrição?
    Aguardo resposta.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Não há uma "segunda data de inscrições". Esse ano vc não conseguirá fazer a prova.
      Infelizmente, muitas escolas e diretorias de ensino não passam os informes para os professores (pura incompetência deles), nesse caso cabe a nós ficarmos sempre atentos.
      Uma dica: todos os anos em maio sai o edital e abrem as inscrições para essa prova, então consulte todos os anos.
      Abraços

      Excluir
  15. Pessoal saiu um novo edital para a prova do mérito. Pelo que entendi, quem passou em 2010 poderá fazer sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, qual a fonte dessa informaçåo? Procurei no Diário Oficial e não encontrei isso. Há uma retificação do edital sim, mas é sobre o "perfil do profissional/bibliografia" (acrescentaram algumas resoluções mais recentes) , que está postada aqui no blog. Se vc tiver a fonte me passa para eu pesquisar.
      Abraços

      Excluir
    2. Recorte do Diário Oficial/ Poder Executivo Seção I Pagina 73: Edital de Reabertura da Pré-Incrição que vai do dia 27/06/2013 a 10/07/2013
      Canditados da faixa 1 para a faixa 2 e
      Candidatos da Faixa 3 para a 4. Se quiser postar seu email, te encaminho.
      Abraços

      Excluir
    3. Vanessa,

      Obrigada, já achei e já postei aqui no blog.

      Abraços

      Excluir
  16. Olá Mirtes!Boa noite e parabéns pelo blog!
    Tenho dúvida sobre a promoção com relação ao interstício.Gostaria de saber se o tempo conta desde 2010 quando obtive o aumento e consequentemente mudei para a faixa 2 sendo reenquadrado para a faixa 3 ou começa a partir de 2011.Me removi este ano e estou com medo de não cumprir o requisito de 80% do tempo.

    ResponderExcluir
  17. Olá colega,

    Não sei te responder isso, mas creio que seja a partir da aprovação em 2010, pois a SEE teve que ceder aos mandados de seguança. Mas, se vc se removeu esse ano, vc não atende ao item 1.4 dos requisitos do edital, não é? Ou será que meu entendimento desse item está equivocado?
    Espero estar errada!
    Boa sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá Mirtes parece repetitivo, mas não consigo me inscrever na prova mérito não aparece o link no meu cadastro e no "obter acesso ao sistema" , não aparece o item promoção, tambem fiz a prova em 2010 e sou faixa III. Obrigada, Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      A solução é simples: vã no gade, na página onde solicita login e senha, vá em "obter acesso ao sistema" , marque o item "promoçào" depois volte para login e senha e verá que vai aparecer o item promoção para vc fazer o cadastro.
      Boa sorte.

      Excluir
    2. Tania, agora que li novamente seu comentário que vi que não aparece no "obter acesso ao sistema". Nesse caso, não sei o que está acontecendo. Vários colegas relataram o problema, mas no "obter acesso ao sistema" aparece o item promoção.
      Tenta entrar no gdae pelo link que coloquei aqui no blog, ele vai direto para promoção do QM , no canto esquerdo do blog tem uma lista de links úteis, procure o promoção de mérito-inscrições e tente novamente.
      Desculpe ter respondido errado antes, é a correria.
      Bos sorte

      Excluir
  19. Olá pessoal.... fiz os procedimentos mencionados , mas ao abrir a pagina de cadastro ela volta para inscrição de classe.... e naõ a de promoção, mesmo marcando o item promoção. Alguem sabe de alguma coisa????? Grata Marcia

    ResponderExcluir
  20. Obrigada gente.... consegui.....Marcia

    ResponderExcluir
  21. Olá Mirtes
    Já fiz minha pré inscrição da PMérito. Já pedi minha liquidação de tempo.Estou ansiosa, pois em 2012 tirei 60 dias de Licença Prêmio(castigo quer dizer). Será que esses dias contarão como faltas no quesito assiduidade e serei impedida de fazer a prova? É minha última chance.
    Obrigada se puder esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Somente licença gestante, paternidade e nojo nào contam. Todas as outras licenças, inclusive a "prêmio" contam. Vc chegou a fazer o cãlculo para ver a assiduidade? Cada dia de presença contab1 ponto, no mês sem faltas seriam 30 pontos, mas eles dào um bônus de mais 30 pontos se nào houver nenhuma falta. Cada falta 1 ponto a menos e nào ganha o "bônus". Temos que ter 1728 pontos.
      Bom, dia 10 saberemos se nossas inscriçòes serào indeferidas ou não, eu estou numa situaçào parecida, no ano passado tive que fazer uma cirurgia e tive 30 dias de licença e nesse ano quebrei a perna, mais 30 dias...nem fiz as contas. Vou aguardar.
      Boa sorte!

      Excluir
  22. Olá colega,
    No quesito permanência estou em dúvida. Fiquei 12 anos em uma escola e só saí de lá quando me efetivei porque não tinha vaga para mim na unidade. Na nova escola, fiquei por 8 anos e em 2010 fui promovida na prova do mérito.No ano passado pedi remoção dessa, pois a escola fechou um período e retornei para a escola que havia trabalhado por 12 anos.Esta situação caracteriza pontos de permanência na UE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Se vc foi removida em 2012, vc não tem os pontos de permanência. Para fazer a prova, vc tem que estar numa mesma escola há pelo menos 4 anos.
      Mas, vc fez a prè-inscrição não é? Já erros no "sistema" e professores que nào poderiam fazer a prova, puderam fazer...então, vamos esperar o dia 26 e ver se deu certo para vc.
      Boa sorte!

      Excluir
  23. Olá Mirtes, foi muito importante sua ajuda!!! consegui fazer a inscrição! Obrigada, Tania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      que bom que conseguiu. Agora é agora é aguardar o dia 26 de julho e consultar o gdae para ver se a pré-inscrição foi deferida.
      Boa sorte para nós!
      abraços

      Excluir
  24. Estou aposentada desde janeiro deste ano e passei na prova de 2010.Porém, fique satisfeita em verificar q/ há pessoas q/ fazem a diferença. Vc é uma delas, Mirtes. abraços!!!

    ResponderExcluir
  25. olá pessoal, já conseguiram saber se a pré-inscrição foi aprovada? obg aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega,

      Já está disponível para consulta. Entre no GDAE como vc fez para se inscrever, vá em visualizar protocolo e lá constará se sua inscrição foi aceita ou não. Deve ter um SIM em todos os requisitos .

      Ok?
      Abraços

      Excluir
  26. Eu perdi a inscrição do nível III para o IV, o que faço agora? . I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene,

      Infelizmente nào há nada que vc possa fazer. O prazo era até dia 10 de julho. Agora vc terá que esperar a prova de 2014. Fique atenta, pois as inscrições deverào abrir em maio de 2014.
      Abraços

      Excluir
  27. boa noite. fazer a prova pela primeira vez.ha algum lugar onde posso pegar questoes de provas anteriores?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata,

      Não há um site específico para isso. Dê uma procurada no google, às vezes algum colega disponibiliza em algum blog.
      Eu, infelizmente não tenho.
      Boa sorte!

      Excluir
  28. Mirtes

    Por gentileza, eu fiz minha inscrição para tentar a faixa 4,
    a primeira vez que consultei o gdae deu como deferido em todos
    os campos, porém, hoje consta que a assiduidade não completou,
    acho estranho isso. Observei que no edital consta 2160 pontos 22/6. e que ocorreu retificação no dia 27/6 para 1728 pontos.
    O que você acha que eu devo fazer? Onde posso consultar a minha pontuação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arcangelo,

      a pontuação de assiduidade mudou para 1728 pontos. Solicite suas "Fichas 100" na secretaria de sua escola e faça as contas (desconheço se há algum lugar para consutar).
      Cada dia trabalhado equivale a 1 ponto, no final de um mês vc teria 30 pontos, mas se vc não tiver nenhuma falta (nem abonada, nem médica) ganha mais 30 pontos de "bônus", ou seja um total de 60 pontos. Conte do dia 30 de junho de 2010 até dia 30 de junho de 2013 (data base). Vc teve licenças grandes nesse período?
      Você não imprimiu o protocolo da sua primeira consulta onde constava tudo deferido?
      Se imprimiu fica mais fácil entrar com recurso.
      Bom, primeiro faça os cálculo e veja se realmente vc cumpriu esse requisito, se tiver direito, entre com recurso .
      Boa sorte!

      Excluir
  29. Olá Mirtes,td bem? Então cada dia de trabalho é igual a 0,001 e não 1 ponto. Na UE é multiplicado por 0,001 e na função 0,005.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi...
      Essa contagem que vc está falando é para contagem de tempo de serviço no estado e na UE, mas para contagem a que se refere os requisitos da promoção por mérito é o que está na resolução 1143/11 e é como eu descrevi acima. Ok?
      Se não, em 3 anos não daria 1.728 pontos...concorda?
      Abraços

      Excluir
  30. Alguma chance de eu encontrar a bibliografia já comentada em algum lugar na internet?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara,

      No site da apeosp é disponibilizada a resenha da bibliografia.
      Boa sorte!

      Excluir
  31. Boa tarde, Mirtes, a respeito desse concurso do estado, já tem a bibliografia, porque vou fazer pela primeira vez, e não tenho nenhuma base, onde procurar???
    Alexandre..

    ResponderExcluir
  32. Ótimo, blog encontrei por acaso. Abraços.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,

      Nessa postagem do blog, está escrito "acesse esse linkk" (aparece com letras vermelhas) e veja a bibliografia...então, ao acessar esse link vc vai "cair" na página do Centro de Referência Mario Covas, onde tem toda a bibliografia que desde de 2010 é a mesma. Lá tem a parte específica de todas as disciplinas e a "comum a todas as áreas" que é o que nós professores chamamos de "parte pedagógica". No site da Apeoesp tem a resenha da maior parte das obras solicitadas.
      Boa sorte e um abraço.

      Excluir
  33. Olá Mirtes, parece que a bibliografia vai mudar de novo? Saiu hoje no DO a nova Resolução "SE 52, de 14/08/2013. E agora? será que vai valer só para o próximo concurso ou também para a nossa prova de promoção? Dá uma olhada e vê o que você acha. Pois tem algo diz mais ou menos assim: produzindo efeitos a partir de 02 de setembro de 2013.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Só vi isso agora, a correria da escola está "acabando' comigo. Dei uma olhada superficial nessa resolução, mas pelo que entedi a prova do mérito será sobre essa nova bibliografia. Mas isso é um palpite meu, não tenho certeza.
      Depois vou ler com calma e posto aqui no blog.
      Um abraço

      Excluir
  34. mirtes, boa noite. enviei mensagem para odrhu, mas ainda nao consegui resposta:vc sabe qual legislacao que determina que todos receberao 10% de aumento, mesmo quem é a primeira vez que faz a prova? nao me conformo com isso. para quem nao fez a prova tinha que ser aumento igual de quem fez em 2009: 25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,

      A lei que mudou tudo foi a 1143/11 e complementada pela PLC 37/2011.
      Porque mudou? Na regra antiga apenas os 20% melhores colocados ganahavam o aumento, nesse caso milhares de professores que passavam na prova (tiravam a nota necessária para a promoção) não eecebiam aumento, pois não ficavam entre os 20% melhores classificados. Os 20% ganhavam 25% de aumento, o resto nada!
      As entidades de classe, Apeoesp e Udemo reivindicaram que isso fosse alterado, que todos os aprovados recebessem aumento e não apenas os 20% melhores colocados. A SEE atendeu, porém diminuiu o percentual do aumento para 10,5%.
      lei 1143/11 criou novas faixas e a diferença entre elas é den10,5% ...
      Bom, procure no google "lei 1143/11" e depois "PLC 37/2011".

      um abraço

      Excluir
  35. Olá Mirtes, tudo bem?
    Fiz a minha prova ontem (ed. especial). Você sabe como eles calculam a média, acho que não fui muito bem na discursiva (estava estourando o tempo). Eles somam as notas das duas e dividem para obter a média do candidato? O que você acha?
    Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa,

      Cada prova (objetiva e discursiva) vale 10 pontos. Eles somam e dividem. Está no edital.
      Por isso é importante ir muito bem na objetva, pois a discursiva gera muitas controvérsias nas correções.
      Boa sorte!
      A minha é domingo que vem...
      Abraços

      Excluir
  36. Mirtes, Bom dia!

    Acredito que todos estão na expectativa do resultado da prova de mérito, tem novidades? além das questões anuladas por recursos. e o resultado da prova discursiva ainda não saiu resultado?

    grata,
    Rosângela.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosângela,

      Nada ainda. Nem uma satisfação. Todos os dias consulto para ver se saiu alguma coisa.
      Acredito que esteja para sair logo, mas é só palpite.


      Abraços
      Mirtes

      Excluir
  37. Mirtes, saiu no jornal agora que 16 mil conseguiram e os nomes podem ser consultados no DO, mas não consegui encontrar, se você conseguir publica aqui para nós. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa,

      Saiu o resultado no DO. Fiz uma postagem hoje.
      Boa sorte.
      Abraço

      Excluir
  38. Boa tarde!!! Tenho uma dúvida: quando há um aluno com deficiência intelectual, qual o número máximo de alunos nessa turma? não acho nada em termos de lei... apenas recomendações.

    Obrigada,

    Tania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia,

      Não existe essa limitação (se houver eu desconheço). Na escola onde trabalho há aluno DI com laudo e registro na Prodesp e o número de alunos na sala dele é o mesmo de uma sala sem alunos com DI.

      Excluir