sábado, 28 de setembro de 2013

Concurso PEB II 2013 Estado de São Paulo - Edital da abertura das Inscrições

Olá colegas, 

Foi publicado o edital da abertura das inscrições para o concurso de professores do estado de São Paulo. As inscrições já estão abertas e vão até 16 de outubro. 
Fiquem atentos que a bibliografia não é mais a mesma dos concursos anteriores, agora está valendo a bibliografia publicada na Resolução 52 de agosto de 2013 (veja aqui no blog).
Também tem aqui no blog um link para consultar provas de concursos anteriores, boa maneira de estudar, não é? Veja aqui.

Boa sorte a todos!
Mirtes


COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS 
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EDUCAÇÃO BÁSICA II 
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, à vista do despacho de autorização governamental exarado no Processo nº 104/2222/2013 – (SGP 68.944-13), publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 06/07/2013, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público para provimento de 59.000 (cinquenta e nove mil) cargos de Professor Educação Básica II, SQC-II-QM do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação, para as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua  Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Educação Especial – Deficiências  Auditiva, Física, Intelectual, Visual e Transtornos Globais do Desenvolvimento.
O presente Concurso Público reger-se-á pelas disposições contidas nas Instruções Especiais SE 02/2013, publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 26/09/2013, devidamente aprovadas pela Unidade Central de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

A - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. O Concurso Público será realizado pela Fundação Getulio Vargas-FGV, obedecidas as normas estabelecidas neste Edital e nas Instruções Especiais SE 02/2013.

2. O modelo do Atestado de Tempo de Serviço consta do Anexo I deste Edital.

3. As 91 (noventa e uma) Diretorias de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, também consideradas Regiões de realização das provas, constam do Título “E” deste Edital.
4. As indicações de Bibliografia e Temário constam da Resolução SE 52/2013, publicada no Diário Oficial do Estado de 15/08/2013.

B - DAS INSCRIÇÕES

1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação tácita das normas e condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas nestas Instruções Especiais, bem como em eventuais aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização do certame, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.1 o candidato deverá observar atentamente as informações sobre a aplicação de prova (Capítulo VII, item 1, 2 e subitens) uma vez que PODERÁ SE INSCREVER PARA UM ou DOIS CARGOS/ DISCIPLINAS no presente Concurso Público de Ingresso, devendo fazê-lo através de inscrições distintas.

1.1.1 o candidato que porventura se inscrever duas vezes para um mesmo cargo ou para mais de dois cargos distintos, somente terá válida(s) e homologada(s) a(s) inscrição(ões) realizada(s) por último, conforme o caso, sendo esta(s) identificada(s) pela data e hora de envio, via Internet, do
requerimento através do sistema de inscrições on-line da FGV. Consequentemente, as demais inscrições dos candidatos nesta situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações posteriores nesse sentido e tampouco a restituição do valor pago a título de taxa de inscrição. Será considerado ausente naquela em que não comparecer, sendo eliminado do respectivo cargo objeto de inscrição.

2. O deferimento da inscrição dar-se-á mediante o correto preenchimento da Ficha de Inscrição pela Internet e o pagamento da respectiva taxa no prazo estipulado.

3. De forma a evitar ônus desnecessário, o candidato deverá recolher o valor de inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidas para o Concurso.
 4. As inscrições ficarão abertas, exclusivamente, via Internet, no período de 10h00min do dia 26 de setembro de 2013 até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2013 (horário oficial de Brasília/DF), não sendo aceita qualquer outra forma de inscrição ou inscrição fora do prazo, de acordo com o item 6 deste Capítulo.

5. Ao realizar a inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente:
5.1 optar por 1 (uma) das 91 (noventa e uma) Diretorias de Ensino, listadas no Anexo II destas Instruções Especiais, para fins de classificação, escolha de vaga e investidura no cargo.
5.2 optar por uma segunda Diretoria de Ensino, para fins de classificação na hipótese de convocação para escolha em outra região, nos termos do item 8 do Capítulo XI destas Instruções Especiais.
5.3 caso o candidato esteja concorrendo para dois cargos/disciplinas, na hipótese de realizar opções distintas de Diretoria de Ensino em seus requerimentos de inscrição, será considerada válida para todos os fins de concorrência neste concurso público a opção de diretoria realizada por
último.
5.4 o candidato que desejar alterar suas opções de Diretoria de Ensino, mesmo após o envio de seus requerimentos de inscrição, poderá acessar link específico no endereço eletrônico da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pebsp) até o último dia do prazo de inscrições (16 de outubro de 2013).

6. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas: www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pebsp, durante o período das inscrições e, através do link referente ao Concurso Público, efetuar sua inscrição, conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:
6.1 ler e aceitar o Requerimento de inscrição, preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados via Internet, imprimindo o comprovante de inscrição finalizada.
6.2 efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 29,00 (vinte e nove reais), para cada cargo/ disciplina objeto de inscrição, de acordo com as instruções constantes no endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas, até a data de vencimento do documento.
6.3 o candidato deverá efetuar o pagamento do valor da taxa de inscrição, por meio de boleto, pagável em qualquer agência bancária.
6.3.1 em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato no último dia previsto para inscrições, o boleto deverá ser pago antecipadamente.
6.4 não será aceito pagamento por depósito em caixa eletrônico, pelo correio, fac-símile, transferência eletrônica, DOC, ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional ou fora da data limite (17 de outubro de 2013) ou qualquer outro meio que não o especificado neste Capítulo. O pagamento por agendamento somente será aceito se comprovada
a sua efetivação dentro do período de inscrição.
6.4.1 todos os candidatos inscritos poderão reimprimir seu boleto bancário, caso necessário, no máximo até as 23h59min do dia 17 de outubro de 2013, quando este recurso será retirado do site da FGV, para pagamento neste mesmo dia, impreterivelmente.
6.5 as solicitações de inscrição via Internet, cujos pagamentos forem efetuados após a data mencionada no subitem anterior não serão aceitas, não cabendo ressarcimento.
6.6 o não atendimento aos procedimentos estabelecidos nos itens anteriores, verificada a irregularidade a qualquer tempo, implicará o cancelamento da inscrição do candidato.
  

  Leia o Edital na íntegra, acessando esse link. 

48 comentários:

  1. Cara Professora Mirtes,
    Por favor me auxilie em uma dúvida, sou PEB II efetivo, se prestar e for aprovado posso usar o concurso para fins de pontuação? ou ocorre o mesmo que ocorreu no concurso anterior, quando era preciso passar pela escola de formação e tudo mais para poder usar os pontos? Obrigado, Vinícius.

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  2. Vinão,

    Nesse ano não haverá mais a obrigatoriedade do Curso na Escola de Formação para conseguir o certificado. Agora será assim: haverá lista de aprovados (e todos receberão certificado - QUE VALERÁ PARA PONTUAÇÂO) e os professores que assumirem os cargos é que deverão fazer o curso quando já estiverem em exercício nas suas unidades escolares.

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    1. Professora Mirtes, boa tarde!

      Por gentileza, fui aprovado no concurso PEBII 2013. Quando saíra as informações para a entrega de documentos e apresentação?

      Grato,

      Profº Sidnei Campos Pinto pinpops7@gmail.com

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    2. Por favor! Minha dúvida também tem a ver com esta pergunta: já sou efetiva no Estado e quero o certificado de aprovação para evolução funcional, se o meu nome consta na lista final já é o suficiente e eu não preciso me apresentar no dia da convocação na Diretoria?

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    3. Rita,
      Se vc foi aprovada (seu nome saiu no DO como aprovada), não importa qual a sua classificação, é só aguardar na DE a chegada do certificado de aprovação, ou seja, NÃO PRECISA SE APRESENTAR NO DIA DA CONVOCAÇÃO, pois essa é para a escolha de vaga, coisa que vc nào fará.
      Fique tranquila, é só aguardar o certificado chegar.
      Se até junho o certificado ainda não estiver pronto, tire cópia da publicaçào de sua aprovaçào no DO e entre com requerimento na secretaria de sua UE para inclusão do ponto para atribuição de 2015.
      Abraços

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    4. Rita,

      Para evolução funcional, também pode apresentar a cópia do DO (para o caso de demorar a chegada do certificado).

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  3. Cara professora.
    paguei o boleto via caixa eletrônico. terei a inscrição indeferida?

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    1. Colega, tem como vc consultar sua inscrição.
      Vá no site da FGV, inscrições, digite seu CPF e senha, vai abrir seu cadastro com seus dados pessoais, clique em "continuar" e no final "meus concursos" .
      Se estiver escrito "homologado" é porque está tudo certo.

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  4. Cara professora: Sendo aprovados no concurso PEB II podemos atuar apenas como substitutos, se assim preferirmos?

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    1. Marcos,

      Ao assumir um cargo , obrigatoriamente vc tem que assumir as aulas , no caso desse concurso é de jornanda inicial , ou seja 19 aulas. Nessas aulas o professor é o titular. Pode pegar também como carga suplementar aulas em substituição, chegando a 32 aulas semanais. A partir do ano que vem os efetivos poderão também pegar mais aulas além ddas 32 como contratado (categoria "O") podendo chegar até 64 aulas.

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  5. Mirtes gostaria de saber o numero de vagas na disciplina de Geografia, pois as vagas por disciplina não estão sendo divulgadas. Obrigada.

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  6. olá ... o concurso é para o quadro efetivo ou é para contrato temporário? Obrigado

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    1. Olá, esse concurso foi para efetivação.
      Segundo a secretaria da educação foram disponibilizadas 59 mil vagas para cargos efetivos a partir de 2014.

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  7. Mirtes, será que durante o curso de formação não será oferecido algum auxílio (bolsa) para a realização do curso, visto que, a realização do curso implica em trabalho (acho injusto fazermos a jornada inicial + curso e recebermos apenas pela jornada.

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    1. Olá Erico,

      Embora a SEE não tenha divulgado nada oficialmente, acredito que haverá bolsa. É um palpite, mas se o curso é obrigatório e não opcional, nada mais justo que o pagamento da bolsa.
      Aguardemos.

      Abraços

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  8. Boa tarde

    Mirtes

    Passei no concurso pela disciplina de História e fiquei na primeira opção classificado em 44. Fiquei super feliz ao verificar que para minha opção teriam 65 vagas, porém ao sair a convocação recebi um balde agua fria, pois chamaram só 35. Poxa estou a 04 anos tentando entrar na rede, pois quero e gosto dessa profissão. Será que há possibilidade de haver outra chamada, pois existem muitas vagas em aberto?

    Fernando

    ferppe@ig.com.br

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  9. Sou professor de Matemática e estou na diretoria de Taubaté na colocação 92°, chamaram até o 36° de um total de 131 aprovados, acho que não vão me chamar na segunda chamada que está prevista para abril, mas na na terceira pode ser né??
    O grande problema é que sou militar do exército e assino meu contrato em junho, caso eu assine não posso sair antes de setembro o que faço??? será que haverá outra chamada em junho???

    Obrigado

    Lucas

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    1. Olá Lucas,
      Há muita falta de professor de matemática. Acredito que haverá uma terceira chamada em junho, mas isso é só um palpite, não há nada oficial.
      Não entendi qual sua dúvida pelo fato de ser militar.
      Vc sabe que poderá prorrogar a posse por até três meses, não é?

      Abraço

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  10. Gostaria de saber se existe uma número máximo de certificados para pontuação.
    Obrigada.
    Alice

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    1. Olâ Alice,

      O máximo são 5 pontos, ou seja 5 concursos.
      Abraços

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  11. Professora Mirtes muito obrigado pela resposta, você me deu um incentivo precioso nesse momento de dúvidas constantes. O seu trabalho é nobre e com certeza você não faz ideia o quanto ajuda as pessoas que não trabalha na área da educação.

    Sobre a prorrogação da posse eu não sabia, não vi no edital mas vi que no ato da nomeação é necessário apresentar o reservista, documento esse que não tenho.
    Você poderia esclarecer melhor essa prorrogação por favor?

    Mais uma vez muito obrigado

    Lucas



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    1. Olá Lucas,

      Desculpe eu disse 3 meses, mas são 60 dias de prorrogação.
      O que sei:
      A contagem para a posse tem início a partir da data da nomeação;
      O nomeado tem 30 dias para tomar posse;
      Esse prazo é prorrogávelmpor mais 30 dias (deve ser feito requerimento ao superior imediato -o diretor- antes do termino dos 30 dias iniciais;
      Para tomar posse deve apresentar os documentos solicitados, um deles é o "comprovante de estar em dia com as obrigações militares (dúvida minha: forças armadas nâo emitem nenhum certificado além da carteira de reservista??????)

      Bom, Lucas espero ter ajudado.
      Boa sorte nessa jornada.
      Abraços

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    2. Ah!!! Pelo que li vc deve apresentar a documentaçào para tomar posse e não no ato da nomeaçào. Ou seja, vc é nomeado, vai lá assina tudo, mas só quando for tomar posse (depois de 60 dias se vc prorrogar) é que deverá levaro documentos...

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    3. Muito obrigado professora, você esclareceu bem, o que está me atrapalhando é a ansiedade mas tenho que entregar na mão de Deus e esquecer.
      Continue com esse trabalho tão nobre.

      Lucas

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    4. Agora é esperar abril, qualquer novidade se você puder me informar ajudaria muito.

      lucasger@ig.com.br

      Obrigado

      Lucas

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  12. Mirte, pelo que eu saiba, só saiu um edital de convocação do peb II 2013. Mas, na última lista geral do dia 28/2, encontramos até convocados de 2ª opção. Como pode acontecer isso, pois a informação é de que deverá esgotar todos da 1ª opção para chamar a 2ª opção. Que informação eu não tenho?
    Obrigado,

    Marcos
    marcosrjudice@ig.com.br

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  13. Marcos,

    Respondi no seu email.
    Até mais,

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  14. Olá professora.

    Ouvi dizer que quem possui o CERTIFICADO de licenciatura não poderá tomar posse, somente os que possui o DIPLOMA de licenciatura poderá.

    Sou formado em Contabilidade e tenho CERTIFICADO de Licenciatura plena em matemática, esse certificado é aceito? Já vi OFA usar sem problema.

    Obrigado

    Lucas

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    1. Lucas,

      No edital diz que para tomar posse precisa apresentar:

      f) diploma devidamente registrado por órgão de competência, comprovando a habilitação para a investidura no cargo, rigorosamente de acordo com o previsto no Edital/Instruções Especiais do concurso correspondente.

      Pelo que está no edital vc deve apresentar o diploma devidamente registrado. Corra atrâs disso.

      Boa sorte

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Oque eu faço, termino a faculdade no final de 2014, acho que serei chamada em abril, vou perder minha vaga?

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    1. Olá,

      O edital é claro: no ato da posse o candidato deve apresentar o diploma.

      Procure a Apeoesp e veja se hâ algum meio legal de mudar essa situaçâo (acredito que nâo), se nào houver você vai mesmo perder a vaga.

      Boa sorte

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  16. Professora, como faço para conseguir o certificado de pontuação?
    abraços

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    1. Teah Martins,
      O certificado de aprovação no concurso demora um pouco, mas quando estiver pronto será enviado para a DE de sua inscrição. Com esse certificado de aprovação no concurso , vc deverá entrar com requerimento na secretaria d sua escola para inclusão do ponto.

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  17. olá... tenho uma duvida sobre certificado e pontuação: sou efetivo e passei neste concurso que irei assumir o 2 cargo... Ao assumir o cargo temos 10 pontos... ouvi dizer, que posso "transferir" ou "usar" esses 10 pontos no cargo que tenho.. Isso é possível? Posso agregar esses 10 pontos no meu cargo antigo... Obrigado

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    1. Sidney,

      No cargo que vc irá assumir vc receberá os 10 pontos, mas vc pode e deve requerer a inclusão de 1 ponto por aprovação em concurso no cargo no qual já é efetivo. Ou seja, esse certificado também dará direito a aumento da pontuação (1 ponto) no cargo antigo (nesse cargo não são 10 pontos, ok?)
      Abraço

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  18. Olá Mirtes Castro,
    fui convocado pela minha 2ª opção mas verifiquei que as escolas com vagas são muito distantes de minha residência. Você sabe se eu posso aguardar a chamada em minha 1ª opção?
    De qualquer forma vou comparecer à DE no dia da atribuição.
    Obrigado

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  19. Quanto as etapas de convocação do Concurso de PEB II?
    A primeira foi 21/01/2014.
    A segunda foi 30/04/2014.
    E a terceira? Alguém sabe de alguma coisa?

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  20. Candidato que escolheu na 1 opção ,mas não assumiu,poderá escolher na 2 opção,caso tenha convocação?

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  21. Candidato que escolheu na 2ª opção, foi nomeado,mas não tomou posse, poderá escolher na 2ª opção,caso tenha convocação?

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  22. Corrigindo a pergunta já feita.
    Candidato que escolheu na 2ª opção, foi nomeado mas não tomou posse, poderá escolher na 1ª opção, caso tenha convocação?

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  23. Mirtes vc sabe se existe uma previsão de 3ª chamada pra PEBII?
    Obrigado!

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    1. A previsão para a terceira chamada é que ocorrerá no segundo semestre de 2015 para ingresso em 2016. Isso foi dito pelo Secretário, indicando que essa é a intenção da SEE.

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  24. Ola gostaria de saber como faço para retirar o certificado de aprovação no concurso, o prazo para retirar na DE era até 01/08 mas perdi o prazo.

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  25. Ola gostaria de saber como faço para retirar o certificado de aprovação no concurso, o prazo para retirar na DE era até 01/08 mas perdi o prazo.

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  26. Professora Mirtes,
    Fui aprovada no concurso e ainda não me chamaram, li aqui no seu blog que haverá uma terceira chamada prevista para o segundo semestre de 2015, correto?? Caso não seja chamada, existe uma previsão para prorrogação do concurso??
    Eu não peguei meu certificado de aprovação na DE, como faço??
    Se puder responder no meu e-mail, agradeço.
    *ciclorama@bol.com.br
    Att.
    Tatiane

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  27. Oi boa tarde professora. Passei no concurso 2013. Fui chamado mas na época meu interesse era só pontuação efetivo. Agora tenho interesse em assumir uma vaga que surgiu minha cidade. E possível? Ou perdi quando desisti na ocasião.

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