Foi publicado o edital da abertura das inscrições para o concurso de professores do estado de São Paulo. As inscrições já estão abertas e vão até 16 de outubro.
Fiquem atentos que a bibliografia não é mais a mesma dos concursos anteriores, agora está valendo a bibliografia publicada na Resolução 52 de agosto de 2013 (veja aqui no blog).
Também tem aqui no blog um link para consultar provas de concursos anteriores, boa maneira de estudar, não é? Veja aqui.
Boa sorte a todos!
Mirtes
COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS
HUMANOS
CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR EDUCAÇÃO
BÁSICA II
EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão
de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, à vista do despacho de
autorização governamental exarado no Processo nº 104/2222/2013 – (SGP
68.944-13), publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, de 06/07/2013,
torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público para provimento
de 59.000 (cinquenta e nove mil) cargos de
Professor Educação Básica II, SQC-II-QM do Quadro do Magistério da Secretaria
de Estado da Educação, para as disciplinas de Arte, Biologia, Ciências Físicas
e Biológicas, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua
Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química,
Sociologia e Educação Especial – Deficiências Auditiva, Física,
Intelectual, Visual e Transtornos Globais do Desenvolvimento.
O presente Concurso Público reger-se-á
pelas disposições contidas nas Instruções Especiais SE 02/2013, publicadas no
Diário Oficial do Estado de São Paulo de 26/09/2013, devidamente aprovadas pela
Unidade Central de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão Pública do Estado de
São Paulo.
A - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. O Concurso Público será realizado pela
Fundação Getulio Vargas-FGV, obedecidas as normas estabelecidas neste Edital e
nas Instruções Especiais SE 02/2013.
2. O modelo do Atestado de Tempo de
Serviço consta do Anexo I deste Edital.
3. As 91 (noventa e uma) Diretorias de
Ensino da Secretaria de Estado da Educação, também consideradas Regiões de
realização das provas, constam do Título “E” deste Edital.
4. As indicações de Bibliografia e Temário
constam da Resolução SE 52/2013, publicada no Diário Oficial do Estado de
15/08/2013.
B - DAS INSCRIÇÕES
1. A inscrição do candidato implicará o
conhecimento e a aceitação tácita das normas e condições do Concurso, tais como
se acham estabelecidas nestas Instruções Especiais, bem como em eventuais
aditamentos, comunicados e instruções específicas para a realização do certame,
em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
1.1 o candidato deverá observar
atentamente as informações sobre a aplicação de prova (Capítulo VII, item 1, 2
e subitens) uma vez que PODERÁ SE INSCREVER PARA UM ou DOIS CARGOS/ DISCIPLINAS
no presente Concurso Público de Ingresso, devendo fazê-lo através de inscrições
distintas.
1.1.1 o candidato que porventura se
inscrever duas vezes para um mesmo cargo ou para mais de dois cargos distintos,
somente terá válida(s) e homologada(s) a(s) inscrição(ões) realizada(s) por último,
conforme o caso, sendo esta(s) identificada(s) pela data e hora de envio, via
Internet, do
requerimento através do sistema de
inscrições on-line da FGV. Consequentemente, as demais inscrições dos
candidatos nesta situação serão automaticamente canceladas, não cabendo reclamações
posteriores nesse sentido e tampouco a restituição do valor pago a título de
taxa de inscrição. Será considerado ausente naquela em que não comparecer,
sendo eliminado do respectivo cargo objeto de inscrição.
2. O deferimento da inscrição dar-se-á
mediante o correto preenchimento da Ficha de Inscrição pela Internet e o
pagamento da respectiva taxa no prazo estipulado.
3. De forma a evitar ônus desnecessário, o
candidato deverá recolher o valor de inscrição somente após tomar conhecimento
de todos os requisitos e condições exigidas para o Concurso.
4.
As inscrições ficarão abertas, exclusivamente, via Internet, no período de
10h00min do dia 26 de setembro de 2013 até as 23h59min do dia 16 de outubro de
2013 (horário oficial de Brasília/DF), não sendo aceita qualquer outra forma de
inscrição ou inscrição fora do prazo, de acordo com o item 6 deste Capítulo.
5. Ao realizar a inscrição, o candidato
deverá, obrigatoriamente:
5.1 optar por 1 (uma) das 91 (noventa e
uma) Diretorias de Ensino, listadas no Anexo II destas Instruções Especiais,
para fins de classificação, escolha de vaga e investidura no cargo.
5.2 optar por uma segunda Diretoria de
Ensino, para fins de classificação na hipótese de convocação para escolha em
outra região, nos termos do item 8 do Capítulo XI destas Instruções Especiais.
5.3 caso o candidato esteja concorrendo
para dois cargos/disciplinas, na hipótese de realizar opções distintas de
Diretoria de Ensino em seus requerimentos de inscrição, será considerada válida
para todos os fins de concorrência neste concurso público a opção de diretoria
realizada por
último.
5.4 o candidato que desejar alterar suas
opções de Diretoria de Ensino, mesmo após o envio de seus requerimentos de
inscrição, poderá acessar link específico no endereço eletrônico da FGV (www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pebsp)
até o último dia do prazo de inscrições (16 de outubro de 2013).
6. Para inscrever-se, o candidato deverá
acessar o endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas:
www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/pebsp, durante o período das inscrições e,
através do link referente ao Concurso Público, efetuar sua inscrição, conforme
os procedimentos estabelecidos abaixo:
6.1 ler e aceitar o Requerimento de
inscrição, preencher o Formulário de Inscrição e transmitir os dados via
Internet, imprimindo o comprovante de inscrição finalizada.
6.2 efetuar o pagamento da taxa de
inscrição, no valor de R$ 29,00 (vinte e nove reais), para cada cargo/
disciplina objeto de inscrição, de acordo com as instruções constantes no
endereço eletrônico da Fundação Getulio Vargas, até a data de vencimento do
documento.
6.3 o candidato deverá efetuar o pagamento
do valor da taxa de inscrição, por meio de boleto, pagável em qualquer agência
bancária.
6.3.1 em caso de feriado ou evento que
acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o
candidato no último dia previsto para inscrições, o boleto deverá ser pago
antecipadamente.
6.4 não será aceito pagamento por depósito
em caixa eletrônico, pelo correio, fac-símile, transferência eletrônica, DOC,
ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente, condicional ou fora da
data limite (17 de outubro de 2013) ou qualquer outro meio que não o especificado
neste Capítulo. O pagamento por agendamento somente será aceito se comprovada
a sua efetivação dentro do período de
inscrição.
6.4.1 todos os candidatos inscritos
poderão reimprimir seu boleto bancário, caso necessário, no máximo até as
23h59min do dia 17 de outubro de 2013, quando este recurso será retirado do
site da FGV, para pagamento neste mesmo dia, impreterivelmente.
6.5 as solicitações de inscrição via
Internet, cujos pagamentos forem efetuados após a data mencionada no subitem
anterior não serão aceitas, não cabendo ressarcimento.
6.6 o não atendimento aos procedimentos
estabelecidos nos itens anteriores, verificada a irregularidade a qualquer
tempo, implicará o cancelamento da inscrição do candidato.
Cara Professora Mirtes,
ResponderExcluirPor favor me auxilie em uma dúvida, sou PEB II efetivo, se prestar e for aprovado posso usar o concurso para fins de pontuação? ou ocorre o mesmo que ocorreu no concurso anterior, quando era preciso passar pela escola de formação e tudo mais para poder usar os pontos? Obrigado, Vinícius.
Vinão,
ResponderExcluirNesse ano não haverá mais a obrigatoriedade do Curso na Escola de Formação para conseguir o certificado. Agora será assim: haverá lista de aprovados (e todos receberão certificado - QUE VALERÁ PARA PONTUAÇÂO) e os professores que assumirem os cargos é que deverão fazer o curso quando já estiverem em exercício nas suas unidades escolares.
Professora Mirtes, boa tarde!
ExcluirPor gentileza, fui aprovado no concurso PEBII 2013. Quando saíra as informações para a entrega de documentos e apresentação?
Grato,
Profº Sidnei Campos Pinto pinpops7@gmail.com
Por favor! Minha dúvida também tem a ver com esta pergunta: já sou efetiva no Estado e quero o certificado de aprovação para evolução funcional, se o meu nome consta na lista final já é o suficiente e eu não preciso me apresentar no dia da convocação na Diretoria?
ExcluirRita,
ExcluirSe vc foi aprovada (seu nome saiu no DO como aprovada), não importa qual a sua classificação, é só aguardar na DE a chegada do certificado de aprovação, ou seja, NÃO PRECISA SE APRESENTAR NO DIA DA CONVOCAÇÃO, pois essa é para a escolha de vaga, coisa que vc nào fará.
Fique tranquila, é só aguardar o certificado chegar.
Se até junho o certificado ainda não estiver pronto, tire cópia da publicaçào de sua aprovaçào no DO e entre com requerimento na secretaria de sua UE para inclusão do ponto para atribuição de 2015.
Abraços
Rita,
ExcluirPara evolução funcional, também pode apresentar a cópia do DO (para o caso de demorar a chegada do certificado).
Cara professora.
ResponderExcluirpaguei o boleto via caixa eletrônico. terei a inscrição indeferida?
Colega, tem como vc consultar sua inscrição.
ExcluirVá no site da FGV, inscrições, digite seu CPF e senha, vai abrir seu cadastro com seus dados pessoais, clique em "continuar" e no final "meus concursos" .
Se estiver escrito "homologado" é porque está tudo certo.
Cara professora: Sendo aprovados no concurso PEB II podemos atuar apenas como substitutos, se assim preferirmos?
ResponderExcluirMarcos,
ExcluirAo assumir um cargo , obrigatoriamente vc tem que assumir as aulas , no caso desse concurso é de jornanda inicial , ou seja 19 aulas. Nessas aulas o professor é o titular. Pode pegar também como carga suplementar aulas em substituição, chegando a 32 aulas semanais. A partir do ano que vem os efetivos poderão também pegar mais aulas além ddas 32 como contratado (categoria "O") podendo chegar até 64 aulas.
Mirtes gostaria de saber o numero de vagas na disciplina de Geografia, pois as vagas por disciplina não estão sendo divulgadas. Obrigada.
ResponderExcluirolá ... o concurso é para o quadro efetivo ou é para contrato temporário? Obrigado
ResponderExcluirOlá, esse concurso foi para efetivação.
ExcluirSegundo a secretaria da educação foram disponibilizadas 59 mil vagas para cargos efetivos a partir de 2014.
Mirtes, será que durante o curso de formação não será oferecido algum auxílio (bolsa) para a realização do curso, visto que, a realização do curso implica em trabalho (acho injusto fazermos a jornada inicial + curso e recebermos apenas pela jornada.
ResponderExcluirOlá Erico,
ExcluirEmbora a SEE não tenha divulgado nada oficialmente, acredito que haverá bolsa. É um palpite, mas se o curso é obrigatório e não opcional, nada mais justo que o pagamento da bolsa.
Aguardemos.
Abraços
Boa tarde
ResponderExcluirMirtes
Passei no concurso pela disciplina de História e fiquei na primeira opção classificado em 44. Fiquei super feliz ao verificar que para minha opção teriam 65 vagas, porém ao sair a convocação recebi um balde agua fria, pois chamaram só 35. Poxa estou a 04 anos tentando entrar na rede, pois quero e gosto dessa profissão. Será que há possibilidade de haver outra chamada, pois existem muitas vagas em aberto?
Fernando
ferppe@ig.com.br
Fernando, respondi no seu email.
ExcluirAbraços
Sou professor de Matemática e estou na diretoria de Taubaté na colocação 92°, chamaram até o 36° de um total de 131 aprovados, acho que não vão me chamar na segunda chamada que está prevista para abril, mas na na terceira pode ser né??
ResponderExcluirO grande problema é que sou militar do exército e assino meu contrato em junho, caso eu assine não posso sair antes de setembro o que faço??? será que haverá outra chamada em junho???
Obrigado
Lucas
Olá Lucas,
ExcluirHá muita falta de professor de matemática. Acredito que haverá uma terceira chamada em junho, mas isso é só um palpite, não há nada oficial.
Não entendi qual sua dúvida pelo fato de ser militar.
Vc sabe que poderá prorrogar a posse por até três meses, não é?
Abraço
Gostaria de saber se existe uma número máximo de certificados para pontuação.
ResponderExcluirObrigada.
Alice
Olâ Alice,
ExcluirO máximo são 5 pontos, ou seja 5 concursos.
Abraços
Professora Mirtes muito obrigado pela resposta, você me deu um incentivo precioso nesse momento de dúvidas constantes. O seu trabalho é nobre e com certeza você não faz ideia o quanto ajuda as pessoas que não trabalha na área da educação.
ResponderExcluirSobre a prorrogação da posse eu não sabia, não vi no edital mas vi que no ato da nomeação é necessário apresentar o reservista, documento esse que não tenho.
Você poderia esclarecer melhor essa prorrogação por favor?
Mais uma vez muito obrigado
Lucas
Olá Lucas,
ExcluirDesculpe eu disse 3 meses, mas são 60 dias de prorrogação.
O que sei:
A contagem para a posse tem início a partir da data da nomeação;
O nomeado tem 30 dias para tomar posse;
Esse prazo é prorrogávelmpor mais 30 dias (deve ser feito requerimento ao superior imediato -o diretor- antes do termino dos 30 dias iniciais;
Para tomar posse deve apresentar os documentos solicitados, um deles é o "comprovante de estar em dia com as obrigações militares (dúvida minha: forças armadas nâo emitem nenhum certificado além da carteira de reservista??????)
Bom, Lucas espero ter ajudado.
Boa sorte nessa jornada.
Abraços
Ah!!! Pelo que li vc deve apresentar a documentaçào para tomar posse e não no ato da nomeaçào. Ou seja, vc é nomeado, vai lá assina tudo, mas só quando for tomar posse (depois de 60 dias se vc prorrogar) é que deverá levaro documentos...
ExcluirMuito obrigado professora, você esclareceu bem, o que está me atrapalhando é a ansiedade mas tenho que entregar na mão de Deus e esquecer.
ExcluirContinue com esse trabalho tão nobre.
Lucas
Agora é esperar abril, qualquer novidade se você puder me informar ajudaria muito.
Excluirlucasger@ig.com.br
Obrigado
Lucas
Mirte, pelo que eu saiba, só saiu um edital de convocação do peb II 2013. Mas, na última lista geral do dia 28/2, encontramos até convocados de 2ª opção. Como pode acontecer isso, pois a informação é de que deverá esgotar todos da 1ª opção para chamar a 2ª opção. Que informação eu não tenho?
ResponderExcluirObrigado,
Marcos
marcosrjudice@ig.com.br
Marcos,
ResponderExcluirRespondi no seu email.
Até mais,
Olá professora.
ResponderExcluirOuvi dizer que quem possui o CERTIFICADO de licenciatura não poderá tomar posse, somente os que possui o DIPLOMA de licenciatura poderá.
Sou formado em Contabilidade e tenho CERTIFICADO de Licenciatura plena em matemática, esse certificado é aceito? Já vi OFA usar sem problema.
Obrigado
Lucas
Lucas,
ExcluirNo edital diz que para tomar posse precisa apresentar:
f) diploma devidamente registrado por órgão de competência, comprovando a habilitação para a investidura no cargo, rigorosamente de acordo com o previsto no Edital/Instruções Especiais do concurso correspondente.
Pelo que está no edital vc deve apresentar o diploma devidamente registrado. Corra atrâs disso.
Boa sorte
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOque eu faço, termino a faculdade no final de 2014, acho que serei chamada em abril, vou perder minha vaga?
ResponderExcluirOlá,
ExcluirO edital é claro: no ato da posse o candidato deve apresentar o diploma.
Procure a Apeoesp e veja se hâ algum meio legal de mudar essa situaçâo (acredito que nâo), se nào houver você vai mesmo perder a vaga.
Boa sorte
Professora, como faço para conseguir o certificado de pontuação?
ResponderExcluirabraços
Teah Martins,
ExcluirO certificado de aprovação no concurso demora um pouco, mas quando estiver pronto será enviado para a DE de sua inscrição. Com esse certificado de aprovação no concurso , vc deverá entrar com requerimento na secretaria d sua escola para inclusão do ponto.
olá... tenho uma duvida sobre certificado e pontuação: sou efetivo e passei neste concurso que irei assumir o 2 cargo... Ao assumir o cargo temos 10 pontos... ouvi dizer, que posso "transferir" ou "usar" esses 10 pontos no cargo que tenho.. Isso é possível? Posso agregar esses 10 pontos no meu cargo antigo... Obrigado
ResponderExcluirSidney,
ExcluirNo cargo que vc irá assumir vc receberá os 10 pontos, mas vc pode e deve requerer a inclusão de 1 ponto por aprovação em concurso no cargo no qual já é efetivo. Ou seja, esse certificado também dará direito a aumento da pontuação (1 ponto) no cargo antigo (nesse cargo não são 10 pontos, ok?)
Abraço
Olá Mirtes Castro,
ResponderExcluirfui convocado pela minha 2ª opção mas verifiquei que as escolas com vagas são muito distantes de minha residência. Você sabe se eu posso aguardar a chamada em minha 1ª opção?
De qualquer forma vou comparecer à DE no dia da atribuição.
Obrigado
Quanto as etapas de convocação do Concurso de PEB II?
ResponderExcluirA primeira foi 21/01/2014.
A segunda foi 30/04/2014.
E a terceira? Alguém sabe de alguma coisa?
Candidato que escolheu na 1 opção ,mas não assumiu,poderá escolher na 2 opção,caso tenha convocação?
ResponderExcluirCandidato que escolheu na 2ª opção, foi nomeado,mas não tomou posse, poderá escolher na 2ª opção,caso tenha convocação?
ResponderExcluirCorrigindo a pergunta já feita.
ResponderExcluirCandidato que escolheu na 2ª opção, foi nomeado mas não tomou posse, poderá escolher na 1ª opção, caso tenha convocação?
Mirtes vc sabe se existe uma previsão de 3ª chamada pra PEBII?
ResponderExcluirObrigado!
A previsão para a terceira chamada é que ocorrerá no segundo semestre de 2015 para ingresso em 2016. Isso foi dito pelo Secretário, indicando que essa é a intenção da SEE.
ExcluirOla gostaria de saber como faço para retirar o certificado de aprovação no concurso, o prazo para retirar na DE era até 01/08 mas perdi o prazo.
ResponderExcluirOla gostaria de saber como faço para retirar o certificado de aprovação no concurso, o prazo para retirar na DE era até 01/08 mas perdi o prazo.
ResponderExcluirProfessora Mirtes,
ResponderExcluirFui aprovada no concurso e ainda não me chamaram, li aqui no seu blog que haverá uma terceira chamada prevista para o segundo semestre de 2015, correto?? Caso não seja chamada, existe uma previsão para prorrogação do concurso??
Eu não peguei meu certificado de aprovação na DE, como faço??
Se puder responder no meu e-mail, agradeço.
*ciclorama@bol.com.br
Att.
Tatiane
Oi boa tarde professora. Passei no concurso 2013. Fui chamado mas na época meu interesse era só pontuação efetivo. Agora tenho interesse em assumir uma vaga que surgiu minha cidade. E possível? Ou perdi quando desisti na ocasião.
ResponderExcluir