quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Nova mudança na matriz curricular em 2012

A Secretaria da Educação voltou atrás na composição da grade curricular para o período noturno. O Governador foi pressionado e exigiu nova mudança. Isso "queima" todo o trabalho do Secretário da Educação, que para alterar a grade consultou toda a rede através de encontros nos pólos de todo o Estado de São Paulo.  Ou confia no trabalho de sua equipe e assume junto suas ações ou todo o trabalho realizado vai por "água abaixo" e,  assim,  aparece uma nova medida autoritária.
Nesse momento faço alguns questionamentos:
A LDB determina que nenhuma disciplina pode ter menos de 2 aulas semanais, a mudança na grade tinha sido feita, entre outros motivos, para atender essa exigência  e agora por exigência do governador há uma regressão. Como fica a questão legal ao desobedecer a LDB?
A pressão feita pelos meios de comunicação em relação às aulas de Português e de Matemática eram facilmente questionáveis por todos aqueles que entendem de educação e que sabem onde está nosso "calcanhar de aquiles", e que não está relacionado ao número de aulas dessas disciplinas. O problema é muito mais difícil de ser solucionado do que simplesmente aumentar aulas dessa ou daquela disciplina. Portanto, porque o governador não acatou a mudança feita peolo Secretário?
Sem saber como será a atribuição de aulas no ano de 2012, como será a matriz curricular e se será cumprida a Lei do Piso com 1/3 das aulas para HTPL e HTPC, os professores passarão um Natal e um Reveilon na incerteza e ansiedade.
Abraços a todos!
Mirtes


Leia notícia na íntegra abaixo ou veja pulblicação no site da SEE :  http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/carga-horaria-de-matematica-e-lingua-portuguesa-aumenta-em-2012-na-rede-estadual 

Carga horária de matemática e língua portuguesa aumenta em 2012 nas escolas estaduais


Secretaria da Educação revoga redução que estava prevista apenas para o Ensino Médio noturno, mantendo a ampliação das aulas das duas disciplinas para a rede estadual


Por solicitação do governador Geraldo Alckmin, a Resolução SE 81, publicada no Diário Oficial do Estado no sábado (17/12), foi alterada no item referente à carga horária do Ensino Médio noturno. Na quinta-feira (22/12) será publicada uma nova versão da norma, sem redução do número de aulas das disciplinas de língua portuguesa e matemática para o período da noite desse nível de ensino.

A rede estadual de ensino de São Paulo passará a ter a partir de 2012 maior carga horária para estas duas disciplinas. No ciclo II do Ensino Fundamental, tanto no período diurno como no noturno, o total de aulas de matemática passará de cinco para seis semanais, correspondendo a um aumento de 20%. Nesse mesmo ciclo, as aulas de língua portuguesa terão esse mesmo aumento em todos os anos, exceto no 9º, que continuará com cinco aulas. No total dos quatro anos do Fundamental II , haverá mais 15% de aulas de língua portuguesa. Para fazer essa ampliação, a carga horária total semanal passou de 27 para 30 aulas.
No período diurno do Ensino Médio, as duas disciplinas continuarão com cinco aulas semanais nas 1ª e 2ª séries, mas passarão de quatro para cinco aulas na 3ª série, perfazendo aumento de 20% nessa série e de 7% no cômputo das três séries desse nível de ensino. Da mesma forma que no ciclo II do Fundamental, o aumento dessas matérias foi possível graças à ampliação da carga horária total de 27 para 30 aulas semanais.

A resolução publicada no dia 17 estabelecia para o Ensino Médio noturno a redução de quatro para três aulas de língua portuguesa na 2ª série e de quatro para três aulas de matemática nas 1ª e 3ª séries. A resolução a ser publicada amanhã (21/12) manterá o número atual de aulas dessas matérias. Para isso, serão reduzidas de duas para uma aula semanal as disciplinas de filosofia (1ª série) e de sociologia (2ª série).
Essas duas disciplinas, apesar da redução, passarão a ter carga horária maior do que tinham antes.

Sociologia, que era ministrada uma vez por semana em cada série, passa agora a ter duas aulas semanais nas 1ª e 3ª séries e uma na 2ª série, resultando em um aumento de 66% do total de aulas. Filosofia, que tinha duas aulas semanais na 1ª série e uma nas 2ª e 3ª séries, passará a ter uma na 1ª série e duas nas demais, obtendo um aumento 25% no total.

A disciplina de Geografia mantém a carga horária estabelecida na resolução anterior, de 2008, ou seja, com duas aulas semanais na primeira e segunda séries do Ensino Médio Noturno e uma aula na terceira série.
“A alteração feita com base na orientação do governador Geraldo Alckmin mantém o espírito da reformulação da grade curricular que foi elaborada pela Secretaria da Educação”, afirmou o secretário-adjunto João Cardoso Palma Filho. “Nosso objetivo é o de proporcionar ao aluno uma formação integral com base no equilíbrio entre as três grandes áreas do conhecimento.”

3 comentários:

  1. De Reitor de uma universidade a Secretário de Educação é um progresão aceitavel mas, se tornar bedel do governador é uma queda injustificável.

    ResponderExcluir
  2. Que absurdo! Assim fica difícil confiar nas "mudanças" - vamos precisar sempre pedir a bênção do governador e da mídia - que não ajuda a educar o povo e ainda quer se meter na vida das escolas...Além do fato politiqueiro e populista, a tal "reforma" é sem pé nem cabeça: duas aulas de sociologia na 1ª série e uma de filosofia? Não seria mais coerente o contrário, tendo em vista que a moçada não conhece nem uma nem outra?
    Tudo muito lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Afonso, inaceitável a atitude do governador em relaçåo a todo trabalho que vinha sendo feito pelo Secretário e sua equipe. Depois dessa, ele deveria voltar para a Unesp e ser feliz .
    Daniel, fiquei muito decepcionada com esse retrocesso. Realmente é lamentável!

    ResponderExcluir