quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mudança nos critérios para pagamento do bônus

São Paulo, 28 de novembro de 2011.

Prezados Professores, Diretores de Escola, Supervisores e Dirigente de Ensino,
 Herman Jacobus Cornelis Voorwald
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Considerando a proximidade das avaliações do Saresp 2011 e tendo em vista a relevância dessa avaliação e do Bônus por Resultado, esta Secretaria observa que, depois de quatro anos de existência, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – Idesp consolidou-se como instrumento de consecução de política educacional no âmbito estadual. Ademais, tem sido utilizado como principal fator para o pagamento de remuneração variável aos servidores da educação do Estado.
Ao longo desse período, a experiência de uso deste indicador evidenciou a necessidade de se incorporar, na sua construção, alguns componentes que permitam ao Idesp captar de forma mais apurada a qualidade de ensino do sistema estadual paulista de Educação Básica, bem como aprimorar o índice utilizado para pagamento da Bonificação por Resultados.
Nesse sentido, estudos estão sendo elaborados com vistas ao aperfeiçoamento do modelo, a partir de indicadores objetivos. As inovações trazidas por esses estudos considerarão para efeito de cálculo do Idesp e da Bonificação por Resultados:

i) A participação dos alunos nos dias de avaliação;
ii) Os resultados obtidos em anos anteriores;
iii) O nível socioeconômico dos alunos; e
iv) Características da escola que interferem na gestão escolar.

Tão logo os novos parâmetros estejam definidos, será encaminhada uma nota técnica que explicitará a nova forma de cálculo dos indicadores.
Entendemos que, com estas inovações, caminhamos rumo ao contínuo aprimoramento desta ação, buscando maior equidade e procurando, na medida do possível, atender às expectativas dos educadores da rede e às necessidades do sistema educacional de nosso Estado.

3 comentários:

  1. Sendo assim,eu creio que o nosso vai ser muito bom.Espero!

    ResponderExcluir
  2. Genésio,

    nossos alunos participaram com bastante empenho na prova do Saresp, foi bem legal vê-los se dedicando. Nosso "calcanhar de aquiles" é o fluxo escolar (abandono e reprovação), foi o que "pegou" no ano passado, pois no cálculo do Idesp, esse ítem tem um peso grande. Também creio que será bom, mas depende muito desse fator.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bônus é enganação. SALÁRIO é a solução.

    ResponderExcluir