São Paulo, 28 de novembro de 2011.
Prezados Professores, Diretores de Escola, Supervisores e Dirigente de Ensino,
Herman Jacobus Cornelis Voorwald
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
Considerando a proximidade das avaliações do Saresp 2011 e tendo em vista a relevância dessa avaliação e do Bônus por Resultado, esta Secretaria observa que, depois de quatro anos de existência, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo – Idesp consolidou-se como instrumento de consecução de política educacional no âmbito estadual. Ademais, tem sido utilizado como principal fator para o pagamento de remuneração variável aos servidores da educação do Estado.
Ao longo desse período, a experiência de uso deste indicador evidenciou a necessidade de se incorporar, na sua construção, alguns componentes que permitam ao Idesp captar de forma mais apurada a qualidade de ensino do sistema estadual paulista de Educação Básica, bem como aprimorar o índice utilizado para pagamento da Bonificação por Resultados.
Nesse sentido, estudos estão sendo elaborados com vistas ao aperfeiçoamento do modelo, a partir de indicadores objetivos. As inovações trazidas por esses estudos considerarão para efeito de cálculo do Idesp e da Bonificação por Resultados:
i) A participação dos alunos nos dias de avaliação;
ii) Os resultados obtidos em anos anteriores;
iii) O nível socioeconômico dos alunos; e
iv) Características da escola que interferem na gestão escolar.
Tão logo os novos parâmetros estejam definidos, será encaminhada uma nota técnica que explicitará a nova forma de cálculo dos indicadores.
Entendemos que, com estas inovações, caminhamos rumo ao contínuo aprimoramento desta ação, buscando maior equidade e procurando, na medida do possível, atender às expectativas dos educadores da rede e às necessidades do sistema educacional de nosso Estado.
Sendo assim,eu creio que o nosso vai ser muito bom.Espero!
ResponderExcluirGenésio,
ResponderExcluirnossos alunos participaram com bastante empenho na prova do Saresp, foi bem legal vê-los se dedicando. Nosso "calcanhar de aquiles" é o fluxo escolar (abandono e reprovação), foi o que "pegou" no ano passado, pois no cálculo do Idesp, esse ítem tem um peso grande. Também creio que será bom, mas depende muito desse fator.
Um abraço!
Bônus é enganação. SALÁRIO é a solução.
ResponderExcluir