terça-feira, 17 de maio de 2011

Relato corajoso: professora denuncia situação da educação no Brasil.

A educação pede socorro. Assistam e prestem atenção à fala desta corajosa professora (Amanda Gurgel), que para justificar a greve de professores do Rio Grande do Norte, faz um relato verdadeiro da realidade da educação nesse país. Como disse um colega: quando veremos os brasileiros se mobilizando? Fazendo o churrascão da Educação?
Mirtes.

12 comentários:

  1. A situação no Estado de São Paulo, diga-se de passagem, muito mais rico do que o RN, não é muito diferente. Anuncia-se um aumento de 42% em letras garrafais mas no entanto o aumento será concedido em 4 anos e neste primeiro nstante incorpora gratificações o que reduz nosso aumento de 2011 a 5% na realidade. Que vergonha!

    ResponderExcluir
  2. A situação em Minas Gerais, tambem diga de passagem não é nem um pouco diferente dessa. Realmente eu sinti
    vergonha de dizer qual é a minha profissão.

    ResponderExcluir
  3. ah se tda categoria tivesse a coragem q essa professo teve, com certeza os politicos iriam olhar com outros olhos pra está classe, gostei da atitude dela, pessoa de personalidade e decidida nas suas atitudes, realemente a educação merece mais valorização, ja fui professora, me decepcionei mto, e resolvi partir p outra area diferente, sabemos q em qq aréa hj municipal, estadual irá haver smp a desvalorizacção do profissional, mas a educação smp foi tratada com desvalorização.. parabéns prof por sua coragem, lutem msm por salarios mais dignos pq vcs merecem...

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da professora Amanda,estou na educação há quase 17 anos e me sinto envergonhada com o rumo que tem tomado;desvalorização do profissional;desrespeito por parte dos alunos.
    e ainda há os que defendem que professores para terem direito ao piso salarial que o governo federal quer implantar têm que trabalhar 40 h,quem já viu professor trabalhar só 20/25 h?
    Tem muitos politicos por ai que só vão enfeitar as salas de reunião e ganham um absurdo para não fazerem praticamente nada.

    ResponderExcluir
  5. Izabel Riacho Seco, Parabéns professora precisamos nos unir para vencermos está luta não vai ser fácil mais é possível lutar por dias melhores.
    Que Deus lhe conceda força pra seguir em frente.
    Não desanime.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns professora,
    Sou de MInas Gerais e faço minhas as palavras da professora Amanda,estou na educação há quase 29 anos e me sinto envergonhada com um vencimento basico de 733,00 ( voltei para a regime remuneratório anterior ao subsídio para não perder um direito já adquirido).
    Pergunta- Ao optar pela remuneração de subsídio o professor que atuou com extensão de carga horária obrigatória ( dobra de turma/ aulas facultativa e exigência curricular)até o ano de 2004, receberá a referida extensão após o afastamento preliminar à aposentadoria?Ou nesse caso, para receber a referida extensão o servidor deve retornar ao regime remuneratório anterior?
    RESPOSTA - O professor em atividade que fará jus à média da extensão de cargo horária ( dobra de turma/ aulas facultativa e exigência curricular )somente terá seu valor incluído em sua remuneração ao se afastar preliminarmente à aposentadoria, como prevê a Lei n.9381/86,se nessa ocasião estiver recebendo pelo regime anterior ao de subsídio. Se for de seu interesse assegurar esse direito, deverá optar pelo retorno ao regime remuneratório anterior até 07/05/2011 nele permanecendo com a incorporação por subsídio, cujo valor será calculado pela remuneração à época da opção, sem o acréscimo de 5%.
    Resposta obtida em 19 de abril de 2011-BH
    Margarida Maria de Resende (Diretora de Legislações e Normas de Pessoal)
    Maria das Graças Bernades Machado Vilela(Diretora da Superintendência de Pessoal)
    Antônio Luiz Musa de Noronha ( Subsecretário de Gestão de Recurso Humano)

    ResponderExcluir
  7. Faço minhas as palavras da professora Amanda.
    Minas Gerais

    ResponderExcluir
  8. MG

    Faço minhas as palavras da professora Amanda
    A educação é a base de um povo e a sustentabilidade do crescimento de um país.

    ResponderExcluir
  9. É lamentável vermos relatos de professores de todo Brasil mostrando o descaso dos poderes públicos com essa profissão tão essencial para um país que almeja entrar para o grupo dos "grandes".
    Vamos usar as redes sociais (orkut, facebook, twiter, blogs etc) para denunciar nossa situação.

    ResponderExcluir
  10. MARIA APARECIDA

    NÃO ENTENDO PORQUE NÃO CONSIGO FAZER A MINHA INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE MÉRITO, ~CONSTA QUE NÃO ESTOU APTA NO REQUISITO ASSIDUIDADE 2, GOSTARIA DE SABER O PORQUE?

    ResponderExcluir
  11. Maria Aparecida, vc fez o comentário no post errado (este aqui é para debater o depoimento da profa Amanda Gurgel. Mas, lá vai sua resposta: provavelmene vc não atingiu os pontos de assiduidade (cada falta sua, mesmo abonadas ou licenças, são tirados pontos para essa contagem). Certifique-se na sua escola e boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. boa noite!
    na prova de 2010 minha nota foi 6,5 ,como fica se a nota desse ano for abaixo de 6,5?

    ResponderExcluir